Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de estudante em Belém do São Francisco
Alícia Valentina foi agredida por outro estudante e morreu 6 dias após, no Hospital da Restauração

A Polícia Civil de Pernambuco encerrou a investigação e concluiu o inquérito a respeito da morte da estudante Alícia Valentina, de 11 anos, que aconteceu em 3 de setembro último, na Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. O inquérito foi finalizado na última sexta-feira (19) e encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que dará encaminhamento ao processo. O MPPE pode arquivar, pedir mais diligências ou aceitar a denúncia e enviar para a Justiça para que o caso seja julgado.
Segundo a polícia, a apuração incluiu a análise de imagens de câmeras de segurança da escola, laudos médicos, depoimentos de testemunhas e informações fornecidas pela família da vítima. Inicialmente registrada como lesão corporal, a ocorrência foi reclassificada para lesão corporal seguida de morte após o falecimento da estudante, confirmada clinicamente no dia 7 de setembro.
RESULTADO DO LAUDO
O laudo médico pericial indicou que a causa do óbito foi um traumatismo cranioencefálico provocado por um objeto contundente. As investigações concluíram que um adolescente de 12 anos agiu sozinho na agressão. Ele foi apreendido em 10 de setembro, mediante mandado de internação por ato infracional análogo ao crime.
Alícia foi inicialmente socorrida e atendida em unidades de saúde de Belém do São Francisco e de Salgueiro, antes de ser transferida para o Hospital da Restauração, no Recife. Ela permaneceu internada por quatro dias até a confirmação da morte cerebral. O sepultamento ocorreu em 9 de setembro último, e provocou bastante comoção na cidade de Belém de São Francisco, além de levar a debates e reflexões em todo o país sobre violência na escola .
Comentários