X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Pernambuco registra redução de quase 20% nos homicídios em janeiro de 2025

Diminuição foi registrada nos índices de mortes violentas intencionais (MVI) em todas as regiões do estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco registra redução de quase 20% nos homicídios em janeiro de 2025
Essa foi a maior diminuição dos últimos 28 meses |  Foto: Divulgação / Miva Filho / Secom-PE

Janeiro de 2025 foi o mês em que Pernambuco registrou a maior queda no número de homicídios desde setembro de 2022.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, janeiro deste ano apresentou uma queda de 19,7% no índice, sendo a maior redução nos últimos 28 meses.

A detecção foi registrada nos índices de mortes violentas intencionais (MVI) em todas as regiões do estado.

“Esse é o resultado de um esforço coletivo do Governo de Pernambuco com a Secretaria de Defesa Social e outras secretarias, contando com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública, porque ninguém faz nada sozinho. Mas nós não vamos parar por aí. Estamos aumentando a eficácia com sete mil homens e mulheres que irão fortalecer nossas forças de segurança já nos próximos meses e renovamos a frota, comprando novos equipamentos, oferecendo condições para que nossas equipes evitem e combatam o crime. Nosso tempo tem trabalhado incansavelmente para proporcionar segurança à população, para que as pessoas possam viver em paz em cada recanto do nosso estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), que engloba Recife e Região Metropolitana, liderou a redução, com uma redução significativa de 30,6% de vítimas de MVI em janeiro de 2025, em comparação a janeiro de 2024.

Já as Diretorias Integradas do Interior I e II (DINTER I e II), que englobam as regiões da Zona da Mata, do Agreste e Sertão, juntas, tiveram redução de 6,3% na mesma comparação.

Esses resultados demonstram não apenas os esforços das forças de segurança pública, mas também a continuidade das políticas públicas externas de prevenção e repressão à criminalidade.

A integração das forças de segurança, com um foco em ações mais estratégicas, tem se mostrado eficaz para alcançar esses resultados positivos.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou o impacto das ações integradas entre os diversos órgãos de Segurança Pública do Estado.

"Esses índices de redução no MVI mostram os avanços obtidos pela integração das forças e pelas políticas de repressão ao crime. É importante ressaltar que o trabalho não para e vamos continuar atuando de forma firme e constante para a redução da violência", afirmou Carvalho.

O secretário também destacou a importância de manter o foco na melhoria contínua da segurança pública e no enfrentamento de todas as tipologias criminais, a fim de consolidar a queda nos índices de violência.

Além da redução no MVI, Pernambuco também registrou uma queda nos índices de Violência Contra a Mulher, com uma redução de 4,3% em janeiro de 2025 em relação a janeiro de 2024.

Esse dado reflete o trabalho contínuo das autoridades estaduais para combater a violência de gênero, por meio de medidas específicas de prevenção e apoio às vítimas, além de ações integradas com a rede de proteção à mulher.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: