Pernambuco atinge menor número de homicídios em 22 anos, diz Governo
Apesar da queda histórica, 225 assassinatos em outubro sinalizam que o desafio da segurança no estado permanece grande
O mês de outubro de 2025 registrou 225 homicídios. Apesar de ser um número expressivo, ele representa a menor quantidade de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) registradas nos últimos 22 anos. Os dados foram divulgados pelo Governo de Pernambuco. Anteriormente, o menor índice da série histórica havia sido em outubro de 2013, com 248 ocorrências. O outubro mais violento permanece sendo o de 2016, com 449 assassinatos.
Para a governadora Raquel Lyra, a diminuição dos casos de homicídio é resultado da intensificação das atividades das forças de segurança do estado.
"Esse resultado de outubro é fruto de muito planejamento e trabalho, e faço um agradecimento especial a todas as mulheres e homens que atuam nas forças de segurança do Estado e nos ajudam a fazer de Pernambuco um lugar mais seguro. Sabemos que ainda há muito a fazer e seguiremos vigilantes. Em 2026, teremos ainda mais policiais nas ruas e vamos obter, por meio do Juntos pela Segurança, índices de proteção social condizentes com o que a população espera", afirmou Raquel.
FORMAÇÃO DE NOVOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA
Até 2026, segundo a gestão Raquel Lyra, serão formados mais de 7 mil novos profissionais de segurança pública — parte desse efetivo já está nas ruas. O Governo de Pernambuco também divulgou que está investindo na construção e reforma de unidades das Polícias Militar, Civil e Científica, e do Corpo de Bombeiros Militar, além do reaparelhamento dessas corporações, com a aquisição de novos veículos, armamentos, coletes, entre outros materiais.
Comentários