Homem morre após agredir PM e resistir a prisão no Recife
Caso ocorreu no bairro de Passarinho; suspeito derrubou policial de barreira e tentou atacar equipe com foice e faca antes de ser baleado
Com informações de Rafaella Pimentel
Um homem de 47 anos morreu após ser baleado por um policial militar durante o atendimento de uma ocorrência no Alto da Bica, localidade situada no bairro de Passarinho, na Zona Norte do Recife. Cícero Marques do Nascimento resistiu à abordagem da equipe, empurrou um policial de uma barreira e tentou atacar os militares com armas brancas. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (26) e é investigado pela Polícia Civil.
O confronto e a queda do policial
Policiais militares do 11º Batalhão foram acionados para conter uma suposta situação de violência doméstica na comunidade. Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram o homem alterado e agressivo. Durante a tentativa de aproximação, Cícero empurrou um dos policiais do alto da barreira onde a residência ficava. O militar sofreu escoriações na mão direita e na perna esquerda e precisou receber atendimento médico.
Após derrubar o policial, o homem armou-se com uma faca, uma foice e um pedaço de madeira para impedir a prisão. De acordo com o registro policial, a equipe reagiu em legítima defesa e efetuou um único disparo, que atingiu o tórax do agressor. Cícero foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, mas não resistiu aos ferimentos.
Depoimento sob forte emoção
A companheira do suspeito e o policial militar ferido prestaram depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro. Na delegacia, a mulher chorou copiosamente durante todo o procedimento e, bastante nervosa, contestou a versão de que havia sido agredida fisicamente pelo companheiro. Ela afirmou que o casal teve apenas uma discussão verbal após o consumo de bebida alcoólica e negou ter acionado a Polícia Militar.
Por outro lado, os relatórios iniciais da polícia indicam que o acionamento partiu de uma denúncia de agressão física e ameaça, com informações de que vizinhos também teriam acionado as viaturas ao testemunharem a confusão no imóvel.
Investigação e antecedentes
A Polícia Civil acompanha o caso e trabalha com a linha de legítima defesa por parte da equipe do 11º Batalhão, diante do ataque do suspeito com foice e faca. Durante a checagem dos dados do homem no sistema de segurança pública, os investigadores identificaram que Cícero possuía antecedentes criminais pelos crimes de furto e roubo.
A companheira do suspeito informou que os dois conviviam há muitos anos e que não existiam registros anteriores de violência doméstica entre o casal. Os depoimentos e as provas recolhidas no local vão ajudar a esclarecer a dinâmica exata dos fatos e a origem do chamado de emergência.
Veja a matéria completa no JT1, da TV Tribuna PE. É só clicar que vai direto para a reportagem de Rafaella Pimentel.
Veja também: Mulher que fingia ser criança em SC fará exame de sanidade mental nesta sexta
Comentários