Homem é detido após ameaçar e tentar invadir a casa da ex-mulher, em Moreno
Caso ganhou repercussão após ação do suspeito ter repercutido nas redes socais; palavras do pai do agressor, em defesa do filho, geraram revolta
Siga o Tribuna Online no Google
Um homem de 30 anos, identificado como "Urias", foi detido pela Polícia Civil no município de Moreno, Grande Recife, após ameaçar de morte a ex-companheira, de 37 anos. O episódio de violência foi registrado em vídeo e circulou nas redes sociais, mostrando o momento em que o agressor tentava invadir a residência da vítima subindo pelo telhado.
Durante a gravação, a mulher afirma que o relacionamento chegou ao fim e que não deseja a continuidade da união. Revoltado, o homem reforça as ameaças de morte. A invasão só não foi concretizada porque um homem interveio. No vídeo, o suspeito desiste e alega que foi em "consideração" ao vizinho, e não por respeito à vida da ex-mulher.
"Cabeça quente" e justificativa do pai
Ao ser levado para a delegacia, o suspeito alegou que "estava fora de si" e que agiu de "cabeça quente". No entanto, o que chamou a atenção foi a postura do pai do agressor. Em uma declaração alarmante à repórter Simone, ele não apenas apoiou a atitude do filho, como defendeu condutas de violência praticada contra mulheres.
"Por causa dessa Lei Maria da Penha, a mulher pode chegar e dar tapa na cara do homem. Se a mulher me der um tapa, eu mato qualquer uma e acabou", afirmou o pai do suspeito durante o Brasil Urgente Pernambuco.
Atitude revela que ações misóginas e machistas podem transferir por gerações e devem ser combatidas através de ações educativas e também no uso de leis de proteção à mulher.
A atuação da Polícia Civil
A delegada Cecília Delgado, responsável pelo caso ressaltou que a polícia agiu prontamente assim que tomou conhecimento das imagens. O homem foi autuado pelo crime de ameaça no âmbito da violência doméstica. A autoridade policial destacou a necessidade de tratar cada ameaça com o máximo rigor para evitar que o ciclo de violência culmine em uma tragédia irreparável.
"A gente, na Polícia Civil, está realmente comprometido com evitar esses casos de feminicídio. Por isso que a gente leva a sério realmente essas ameaças. A gente tomou ciência desse caso nessa madrugada, na verdade. De imediato percebeu a gravidade e saiu cumprindo diligências para qualificar ele, identificar ele. E esse é o recado que eu deixo: que as mulheres não subestimem essas ameaças. Que levem a sério o que muitas vezes é o começo do ciclo de violência, que pode terminar em feminicídio e na agressão física", declarou a delegada.
A Importância da Denúncia
Casos como o de Moreno acendem um alerta sobre a importância crucial de a mulher denunciar qualquer tipo de violência logo nos primeiros sinais. A ameaça é, frequentemente, o estágio que antecede agressões físicas graves e o feminicídio.
A vitima pode procurar uma delegacia ou ligar para o 180 (Central de Atendimento à Mulher).
Comentários