Meteoro ilumina céus do Nordeste e encanta moradores de Pernambuco e mais 4 estados
Cidades como Garanhuns, Correntes, Araripina, Ouricuri e Floresta viram clarão
Escute essa reportagem
Moradores do Nordeste do Brasil foram surpreendidos por um evento celestial raro e impressionante: a queda de um meteoro.
O fenômeno foi registrado por diversas câmeras de segurança no início desta madrugada (13) e despertou a curiosidade e a preocupação da população local.
O objeto luminoso cruzou o céu de várias cidades do Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia por volta das 0h10.
O clarão, que durou poucos segundos, foi capturado por câmeras de segurança e por cidadãos comuns, que rapidamente compartilharam os vídeos nas redes sociais.
Em Pernambuco, o meteoro iluminou o céu de cidades do Agreste, como Garanhuns e Correntes, além de Araripina, Floresta, Belém de Maria e Ouricuri. As imagens circulam amplamente nas redes sociais.
No Ceará, a passagem foi vista em Tamboril durante um show da cantora Simone Mendes, e também em cidades como Jaguaruana e Barbalha. Em Sergipe, moradores de Aracaju também testemunharam o fenômeno.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) identificou o fenômeno como um bólido, um meteoro grande e brilhante semelhante a uma estrela cadente.
De acordo com o vídeo divulgado pela organização, formada por astrônomos voluntários com estações de monitoramento em planetários e universidades, o brilho intenso indica "massa razoável e grande velocidade". A Bramon está analisando o ocorrido para obter mais detalhes.
Especialistas ainda estão avaliando o meteoro que caiu no Nordeste do Brasil, mas as primeiras análises indicam que ele foi visivelmente menor que o meteoro de Chelyabinsk, que caiu na Rússia em 2013.
Comentários