X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

Fórum vai discutir envelhecimento da população

Promovido pelo Sesc, evento é gratuito e vai acontecer nos dias 16 e 17


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fórum vai discutir envelhecimento da população
|  Foto: Divulgação/Wanderson Ferreira-Sesc

O Recife vai sediar nos dias 16 e 17 deste mês, a 5ª edição do Fórum Sesc da Longevidade. Com palestras e debates gratuitos na Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, a abertura terá a presença do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Alexandre Silva

De acordo com dados apresentados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil chegou a 15,8%.

Esse número significa um aumento de 46% dessa parcela da população, em comparação ao Censo de 2010. 

O Fórum acontece presencialmente no Bloco G e nos auditórios G1 e G2 da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, e contará com algumas transmissões ao vivo. 

As inscrições são gratuitas e pelo endereço https://cursos.sescpe.com.br/. Com o tema “As Políticas Públicas no processo de envelhecimento: 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, um Direito de Envelhecer”, o Fórum espera a participação de aproximadamente 600 pessoas, em especial idosos, profissionais e estudantes de áreas que atuam no envelhecimento. 

“É urgente pensar em como a sociedade se relaciona com a pessoa idosa, de que forma garante seus direitos e pensa em políticas e práticas que levem bem-estar, segurança e protagonismo para ela”, analisa Mônica Buarque, coordenadora de Assistência e Bem-Estar do Sesc Pernambuco e organizadora da iniciativa. 

Valdenice José Raimundo, doutora em Serviço Social e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Raça, Gênero e Políticas Públicas da Unicap, vai falar sobre “O protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: Os desafios do envelhecimento negro, a luta pelo direito de viver com dignidade”. 

Encerrando a programação do primeiro dia, Colly Holanda, geógrafa e escritora vai apresentar “O protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: Experiência com a literatura, a partir do processo de envelhecimento”.

O segundo dia de atividade terá início às 9h. Até 17h, serão discutidos “Envelhecimento da Pessoa Idosa com deficiência”, “Estatuto da Pessoa Idosa e seus principais aspectos jurídicos”, “A invisibilidade da pessoa idosa desde a rua até a institucionalização”, Garantia de direito para o envelhecimento LGBTQIAP+”, “Como as Políticas públicas podem assegurar o envelhecimento ativo da população idosa?”.

Além dessas atividades, o Sesc vai levar para a Sala Aquário da instituição o Espaço Viver Bem, com serviços de massoterapia, vivências de yoga, nutrição e ginástica para o cérebro. Os momentos vão acontecer nos intervalos da programação.

Serviço

Fórum Sesc da Longevidade

Data: 16 e 17 de novembro

Local: Unicap

Valor: gratuito

Inscrições e programação: https://cursos.sescpe.com.br/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: