TV Tribuna PE prepara cobertura especial da 35ª Regata Recife-Fernando de Noronha
De 25 a 30 deste mês, o canal 4.1 exibirá flashes especiais sobre a Refeno durante a programação diária. A Tribuna FM também está escalada
Escute essa reportagem
No próximo sábado (28), ao meio-dia, no Marco Zero, no Bairro do Recife, será dada a largada da 35ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). E a TV Tribuna PE também estará presente nesta aventura.
Tanto que, de 25 a 30 deste mês, o canal 4.1 exibirá flashes especiais durante a programação, no formato de um “Plantão Refeno”, sob o comando de Carlos Eduardo, o Vibrante, e toda a equipe do Jogo Aberto Pernambuco. Os flashes também estarão presentes na Rádio Tribuna FM 107,1.
Além disso, haverá matérias especiais no Jogo Aberto Pernambuco contando histórias de barcos participantes e de velejadores que chegam de todas as partes do Brasil e até de fora.
Vale frisar que a equipe estará presente na largada da competição. Os telespectadores poderão acompanhar todos os detalhes como se estivessem participando da própria regata.
EDIÇÃO COM MAIS MULHERES
A 35ª Refeno será a edição com a maior presença de mulheres proporcionalmente de toda história. Em 2015, quando se começou a fazer a contagem, a participação feminina correspondia a 9%. Este ano, o percentual subiu para quase 20% (19,52%), maior representatividade até hoje.
A preocupação em incentivar a presença de mulheres na Refeno não é de agora. Há anos, a regata faz premiações especiais, como o velejador mais velho e a Tartaruga Marinha (a penúltima embarcação a cruzar a linha de chegada), assim como também a embarcação que tem maior percentual de mulheres na tripulação.
Desde 2021, a embarcação carioca Ohana 28 domina essa premiação. São três edições seguidas que a tripulação é composta por 10 pessoas e 7 são mulheres. Ohana 28 significa família em havaiano, família de alma, de amizade. Já o 28 é o número da sorte do casal Juliana Monteiro e Roberto Monteiro (comandante).
“Será uma Refeno histórica por ter 20% de mulheres participando. Aumentamos em 5% comparado à última edição e já estamos fazendo história. Será a maior Refeno de todas. Estamos sempre preocupados com o meio ambiente, com carbono zero, plástico zero, realizamos ações jurídicas, sociais e médicas também. E o pontapé inicial será com um grande show de Bell Marques”, afirmou o comodoro do Cabanga, Altair Júnior.
BARCOS INSCRITOS
A maior regata oceânica da América Latina já tem 93 barcos inscritos, de 14 estados do Brasil. O Rio de Janeiro é o que tem mais representantes, com 23. Na sequência tem São Paulo, com 19; Bahia, com 15; Pernambuco, com 10; Rio Grande do Sul, com 6; Paraná, com 5; Santa Catarina e Paraíba, com 3; Alagoas e Ceará, com 2; além de Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
Estará presente também o veleiro Puxador, da Argentina. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite 110 embarcações para o evento.
Comentários