Sport perde para o Juventude e vê rebaixamento iminente no Brasileirão
Rubro-negros fizeram um jogo moroso e sem vontade, dentro de casa. Torcida reagiu com muitas vaias
O Sport voltou a decepcionar sua torcida na noite desta quarta-feira (5). No confronto entre os piores (o pior mandante e o pior visitante do Campeonato Brasileiro), o Leão foi derrotado pelo Juventude por 2 a 0 na Ilha do Retiro, em jogo válido pela 32ª rodada da competição nacional. O revés, sacramentado sob vaias, afunda o Rubro-Negro na lanterna e deixa mais perto o risco de rebaixamento para a Série B na próxima rodada.
O resultado do jogo manteve o Sport na última colocação da tabela, com apenas 17 pontos. Já o time gaúcho alcançou os 29 pontos, subindo provisoriamente para o 18º lugar. A diferença do time pernambucano para o primeiro clube fora do Z-4 agora é de 17 pontos, confirmada com a vitória do Vitória sobre o Internacional, e pode chegar a 19 caso o Santos vença o Palmeiras.
Com apenas 21 pontos em disputa para a equipe comandada por César Lucena, a queda matemática para a segunda divisão pode ser confirmada já no próximo sábado (8), quando o Sport recebe o Atlético-MG, novamente no Recife.
Erros e gols
O primeiro tempo na Ilha do Retiro foi um reflexo da situação das equipes na tabela: um futebol de muita transpiração e pouca técnica. Mas, se havia um time em campo com vontade de ganhar, este time era o Juventude. O Sport, por sua vez, fez um jogo moroso, lento, com muitos erros e sem vontade. Os visitantes chegaram a abrir o placar aos 16 minutos com Gabriel Taliari, mas o gol foi anulado pelo VAR, que apontou falta do atacante no goleiro Gabriel.
As melhores investidas do Sport passaram pelos pés do camisa 10, Lucas Lima. O meia acionou Matheusinho, que finalizou para fora, e cobrou escanteio que obrigou o goleiro Jandrei a trabalhar em cabeçada de Sérgio Oliveira.
No entanto, o castigo veio antes do intervalo. Em falha do setor defensivo rubro-negro, Hermes cruzou da esquerda e Gabriel Taliari, superando Igor Cariús pelo alto, mandou de cabeça para o fundo das redes, abrindo o placar para o Juventude.
Na volta para o segundo tempo, o técnico César Lucena tentou dar novo fôlego ao time com três substituições: Luan Cândido, Romarinho e Pablo entraram nas vagas de Cariús, Crystian Barletta e Matheusinho, respectivamente. A pressão inicial surtiu efeito momentâneo: Lucas Lima carimbou o travessão e Pablo, de cabeça, levou perigo.
Apesar da busca pelo empate, o Sport não conseguiu superar a defesa gaúcha e, aos 33 minutos da etapa final, foi novamente castigado. Em um contra-ataque, o Juventude decretou a vitória com Ênio, que recebeu passe de Taliari após a jogada de Formiga e mandou para o gol, fechando o placar em 2 a 0. A derrota aumenta o drama do Sport e intensifica a pressão por uma reação que parece cada vez mais improvável.
Situação do Sport
Com 17 pontos e restando apenas 21 pontos em disputa (7 jogos), o Sport precisa de uma combinação improvável de vitórias para alcançar a 16ª posição e escapar do rebaixamento.
A próxima partida será decisiva e pode sacramentar o rebaixamento do Sport para a Série B. O Sport vai enfrentar o Atlético (MG) às 16h, na Ilha do Retiro.
Ficha do jogo
Sport - 0
Gabriel; Matheus Alexandre, Lucas Kal, Ramon Menezes e Igor Cariús (Luan Cândido); Rivera (Adriel), Sérgio Oliveira (Hyoran) e Lucas Lima; Chrystian Barletta (Pablo), Matheusinho (Romarinho) e Derik Lacerda. Técnico: César Lucena.
Juventude - 2
Jandrei; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Wilker Angel (Marcos Paulo); Igor Formiga, Caíque (Ênio), Peixoto (Sforza), Nenê (Giovany) e Marcelo Hermes; Rafael Bilu (Jadson) e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.
Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Gols: Gabriel Taliari, aos 46' do 1T, e Ênio, aos 33' do 2T (JUV)
Cartões amarelos: Rivera, Sérgio Oliveira, Derik Lacerda (SPT); Rodrigo Sam, Caíque, Peixoto (JUV)
Público: 4.919 torcedores
Renda: R$ 97.100,00
Comentários