Sport lança 2ª edição de programa que leva alunos da rede pública à Ilha do Retiro
Programa de inclusão social do Sport oferece experiência no estádio para alunos com bom desempenho escolar da região metropolitana
O Sport Club do Recife lançou a segunda edição do Programa Torcedor Nota 10 no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (16). A iniciativa busca aproximar estudantes da rede pública do clube, incentivar a prática esportiva e estimular o bom desempenho escolar.
A novidade foi anunciada na Escola Professor Antônio Benedito da Rocha e reuniu autoridades do município e representantes do Leão.
Inclusão social e acesso ao futebol
A proposta do Torcedor Nota 10 é promover inclusão social e valorizar estudantes da rede pública por meio da aproximação com o futebol. O projeto permite que alunos que, muitas vezes, não têm condições de frequentar um estádio possam acompanhar de perto uma partida do Sport na Ilha do Retiro.
Nesta primeira ação no Cabo de Santo Agostinho, estudantes da Escola Professor Antônio Benedito da Rocha participarão da experiência na Ilha do Retiro. A iniciativa também contempla alunos atípicos, que poderão estar acompanhados por um responsável.
Ao todo, cerca de 300 pessoas, entre estudantes, pais, responsáveis e monitores, devem participar da atividade. O programa prevê que o Sport receba gratuitamente alunos das redes pública municipal e estadual nos jogos realizados na Ilha do Retiro, com seleção das escolas participantes feita pelo poder público.
Experiência na Ilha do Retiro
Além de assistir à partida nas arquibancadas, os estudantes terão acesso a atividades e experiências no complexo esportivo do Sport, incluindo ações especiais e interação com os mascotes do clube, Léo e Nina. Para participar, os alunos precisam apresentar bom desempenho escolar.
Felipe Ximenes, CEO do Sport, destacou um dos principais objetivos do programa: utilizar o futebol como estímulo à educação. "Para mim, é mais um gol que a gente está marcando. O Torcedor Nota 10 tem dois gols muito importantes que a gente procura atingir nas escolas. O primeiro é fazer com que o aluno estude. Somente os alunos com as melhores notas poderão ter a oportunidade de ir até a Ilha do Retiro e participar de um jogo do Sport", afirma.
O estudante Miguel Quirino, do 8º ano, foi um dos beneficiados pela iniciativa e destacou a oportunidade de conhecer de perto a atmosfera de um jogo do clube. "Esse projeto trouxe muita alegria para os alunos graças ao Sport Recife, um time que me traz muita alegria", relatou.
Transporte e atividades pedagógicas
O deslocamento dos alunos até a Ilha do Retiro será de responsabilidade do Governo do Estado ou das prefeituras participantes, mediante assinatura de um termo de responsabilidade com o Sport.
Após a partida, cada estudante receberá um certificado digital, enquanto a escola receberá um certificado físico de participação. O clube também prevê o envio de uma camisa oficial para sorteio entre os alunos, além de um vídeo gravado por um jogador do elenco profissional e de registros fotográficos oficiais da experiência.
Como parte da proposta pedagógica, o programa também incentiva que os estudantes produzam redações sobre a experiência de assistir a uma partida no estádio. A atividade busca conectar a vivência proporcionada pelo futebol com o aprendizado em sala de aula, fortalecendo os objetivos de inclusão social e incentivo à educação.
Comentários