X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Última terça de maio terá entrada gratuita no Instituto Ricardo Brennand

Projeto visa promover o acesso às pessoas que não costumam visitar regularmente exposições de arte, museus e centros culturais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Última terça de maio terá entrada gratuita no Instituto Ricardo Brennand
O visitante poderá conferir a “Exposição Julgamento de Fouquet”, que reúne figuras de cera que retratam a França do século 17 |  Foto: Divulgação

O Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, segue com a ação educativa "Última terça gratuita do mês”, que acontecerá nesta terça-feira (28). O projeto tem o objetivo de promover o acesso às pessoas que não costumam visitar regularmente exposições de arte, museus e centros culturais. O complexo cultural funciona das 13h às 17h, e o acesso se dará por meio da distribuição de ingressos no local.

O InstitutoRB conta com um acervo completo do período holandês no Brasil, com raridades do pintor Frans Post, em suas variadas fases de trabalho, inclusive na sua permanência em Pernambuco, quando integrou a comitiva de Maurício de Nassau.

O visitante também poderá conferir a “Exposição Julgamento de Fouquet”, que reúne numa sala, que fica na Pinacoteca do museu, figuras de cera que retratam parte da sociedade francesa do século 17 e a cena do julgamento do ministro das Finanças Nicolas Fouquet, acusado de corrupção na França durante o reinado de Luís XIV, o Rei Sol.

Além do réu e do Rei Sol, é possível ver 14 jurados e personalidades como o pintor holandês Frans Post e D’Artagnan, um dos três mosqueteiros.

Fouquet era um jovem bem nascido, com muitos conhecimentos. Em fevereiro de 1653, tornou-se Superintendente das Finanças do Rei Louis XIV. Logo se tornou um mecenas, amigo dos artistas da época e devido sua extravagante forma de viver, com excessos de luxo, foi acusado de corrupto e a mando do Rei, que o considerava muito poderoso e ambicioso, teve um fim trágico.

Acusado de conspirar contra o reinado de Luís XIV, sofreu um processo que durou três anos e foi condenado a passar quase 16 anos preso na fortaleza de Pinerolo, na Itália, onde morreu em 1680, aos 65 anos de idade. Curioso, não é? Vale a pena visitar e conferir cada detalhe.

Serviço:

Instituto Ricardo Brennand: Última terça-feira gratuita do mês de maio

Onde: Rua Mário Campelo, 700 - Alameda Antônio Brennand, S/N - Várzea

Quando: terça-feira (28/05)

Funcionamento: das 13h às 17h, com a última entrada até às 16h30

Informações: (81) 2121.0365/0334

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: