Rock na Calçada celebra 10 anos com programação que une rock e rap no Recife Antigo
Festival destaca a cena autoral pernambucana e anuncia a participação do DJ Ari Falcão, especialista em vinil

Dez anos após sua estreia, o Festival Rock na Calçada retorna à Rua da Moeda, no coração do Recife Antigo, para celebrar sua trajetória de resistência e difusão da música independente no Nordeste. A edição comemorativa, acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 18h, e traz novidades: a valorização do rap e a presença do renomado DJ Ari Falcão.
"É celebração, resistência e memória viva de uma década do Rock na Calçada. Este ano, além do rock and roll, reforçamos nosso compromisso em fomentar a cena rap nordestina, que também é parte fundamental da cultura urbana", afirma Du Lopes, coordenador do festival. "Ter MCs e o DJ Ari Falcão no lineup mostra como o festival continua conectado com a rua e com quem produz música autoral no presente".
Além dos nomes do rap e da discotecagem, a programação contará com artistas de diferentes gerações e estilos, como Milton Raulino, Lodo Groove, Telefunkens, Gomes e Ego Eris.
A força do rap
A partir das 21h, o festival será palco para cinco vozes que representam a potência do rap nordestino: MC Fantasma: Radicado em Pernambuco, o artista alagoano é conhecido por suas letras de protesto e conscientização, atuando em frentes sociais para levar o hip hop às escolas.
Vampira081: Poeta de Igarassu, a jovem de 19 anos se destaca nas batalhas de rima com versos que unem emoção, denúncia e coragem.
Schnneider: De Olinda, o MC construiu sua carreira no freestyle e segue em carreira solo com o DJ HTTP, mesclando influências que vão de Cordel do Fogo Encantado a Tyler, the Creator.
Frenezzi: Do bairro de Brasília Teimosa, suas letras misturam amor, festa e realidade, com singles como Diálogo e o EP Entre o Inferno & o Céu.
Dandara MC: Mulher preta e lésbica de Abreu e Lima, a artista iniciou sua trajetória em 2018 e prepara o lançamento de um EP audiovisual homônimo.
Discotecagem e outras atrações
O DJ Ari Falcão, reconhecido por sua defesa da cultura do vinil, será o responsável por animar os intervalos a partir das 20h com um set 100% rock.
A programação de shows começa às 18h com a volta da banda Lodo Groove, que ressurge após mais de duas décadas com um manguebeat atualizado. Em seguida, o cantor Milton Raulino apresenta sua mistura de MPB com pop eletrônico. A banda Telefunkens traz um som instrumental que une afrobeat, funk setentista e jazz. O cantor Gomes sobe ao palco às 23h com seu pop tropical e eletrônico, enquanto a banda Ego Eris encerra a noite com post-punk e psicodelia.
O Rock na Calçada, que conta com o apoio da Prefeitura do Recife, reafirma seu propósito de ser uma vitrine para a música autoral produzida em Pernambuco e no Nordeste. O evento é gratuito e acontece na Rua da Moeda, no Bairro do Recife.
Comentários