Rádio Clube de Pernambuco AM encerra as atividades após 104 anos
A rádio mais antiga do Brasil comunica encerramento das atividades no dia consagrado ao radialista
Escute essa reportagem
No exato dia 7 de novembro, data em que se comemora o Dia do Radialista, a mais longeva emissora de rádio brasileira anuncia que vai fechar as portas. A Rádio Clube AM, que opera na faixa 720 kHz, sediada no Recife, vai deixar de transmitir daqui um mês, no próximo dia 7 de dezembro.
O repórter Wellington Araújo, funcionário da Rádio Clube, estampou a notícia em suas redes sociais: "A Rádio Clube de Pernambuco AM, acaba de comunicar que encerrará suas atividades no dia 07/12. Acaba o futebol e se desfaz equipe. O AM 720, encerra", escreveu Wellington.
HISTÓRIA
A Rádio Clube foi fundada em 6 de abril de 1919 por um radiotelegrafista, Antônio Joaquim Pereira, que fez a primeira transmissão oficial em um estúdio improvisado, no Recife.
Em 1931, a então chamada Rádio Clube de Pernambuco fez a primeira transmissão ao vivo no Norte-Nordeste de um jogo de futebol. Em 1952, passou a pertencer aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. A Rádio Clube passou pela chamada Era de Ouro do rádio brasileiro, como uma das grandes rádios nacionais, chegando a ter um auditório próprio para 2 mil pessoas.
Em 2021 a Rádio Clube AM foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife. Atualmente a rádio tinha na transmissão esportiva o forte de sua programação.
Comentários