Os Neiffs, Raphaela Santos e Calcinha Preta agitam Jaqueira, na Mata Sul de PE
Haverá também culto em Ação de Graças, desfile cívico, missa na Igreja Matriz e o tradicional corte de bolo

A festa de Emancipação Política do município de Jaqueira, na Mata Sul, que começa nesta quinta (25) e segue até a segunda (29), faz homenagem ao plebiscito, ato popular que tornou o lugar em cidade, no ano de 1995, com o tema: “Jaqueira, há 30 anos dissemos sim: uma História escrita com Amor!”. Shows, culto, missa e desfile movimentam a programação festiva.
Segundo a organização, a agenda do aniversário da cidade começa nesta quarta-feira (25) com Culto em Ação de Graça, às 19h, com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no Centro de Jaqueira. Com participação dos cantores Mayra Carvalho e Ivonaldo Albuquerque.
Na sexta (26), haverá desfile cívico no centro, a partir das 14h. Gratuitos, os shows acontecerão no Pátio de Eventos, no sábado e domingo, de acordo com a programação abaixo:
SÁBADO: 27 SET
21H CONDE SÓ BREGA
23H NEIFF
0H RAFAELA SANTOS
DOMINGO: 28 SET
21H VICTOR SANTOS
23H TUCA BARROS
0H CALCINHA PRETA
Na segunda (29), às 17h, haverá missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em seguida, o corte do bolo comemorativo.
História e curiosidades de Jaqueira:
A cerca de 140 km da capital Recife, com aproximadamente 13 mil habitantes, Jaqueira já foi povoado e distrito da vizinha Maraial. Passou a ser cidade em 1995, depois do plebiscito, onde os moradores lutaram pela independência do território votando ‘sim’ em sua maioria. A história, que foi capa de jornal da época, é presente no coração e na vida de quem lutou e que até hoje, guarda o recorte do jornal, o comprovante de votação ou viu até mesmo quem viu a história acontecendo.
Como uma boa cidade do interior, Jaqueira preserva sua história, como a antiga Estação Ferroviária que embeleza o centro do município e rua do Quadro, local que deu o nome da cidade, onde dois pés de jaca ofereciam sombra e tornou-se ponto de encontro na época, entre os almocreves.
Cercada por morros, a cidade se destaca por suas belezas naturais como a Serra do Urubu e a Serra do Espelho. Jaqueira é reconhecida nacional e internacionalmente como uma área prioritária para a conservação ambiental, com uma das áreas mais ricas da Floresta Atlântica do Nordeste, no local há espécies raras de plantas e aves. Jaqueira costuma receber turistas, aventureiros de trilhas e pesquisadores de diversos países. O local guarda a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Frei Caneca. Outro local histórico é a Capela e antiga Colônia Militar Pimenteira, onde até 2024 funcionou o Educandário São Joaquim. O charmoso prédio recebeu a Princesa Isabel e o seu esposo, que chegaram a dormir após a Guerra dos Cubanos, entre 1832 e 1836.
Lugar de gente hospitaleira e de fé, Jaqueira tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira. A cidade se destaca também pela agricultura familiar e pela atuação de artistas e artesãos. A tradição cultural é vivenciada em Jaqueira o ano todo com o Carnaval, encenação da peça ‘Jaqueira da Paixão’, Festival do Trabalhador, festejos juninos, festa de Emancipação Política, festa de Nossa Senhora Aparecida e os festejos natalinos.
Comentários