Música e ancestralidade em show gratuito no Sesc Santo Amaro
Mestra Penha e grupo Xambá das Yabás apresentam nesta quinta-feira ritmos do coco, cânticos para orixás e rezas da Jurema Sagrada
Celebrar a pluralidade étnica e cultural da música no País é um dos compromissos do Sonora Brasil, projeto do Sesc que completa 25 anos. Este ano, o projeto desembarca no Recife com programação gratuita no Sesc Santo Amaro, nesta quinta-feira (14), a partir das 18h, com roda de conversa e apresentação do grupo Xambá das Yabás e Mestra Penha.
Em sua 25º edição, o Sonora Brasil traz como tema Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, e destaca a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira. O termo abrasileirado, banto, diz respeito à unidade linguístico-cultural de diversos povos da África negra, e engloba cerca de 400 subgrupos étnicos.
“"É importante que o público tenha acesso a essa diversidade cultural e memória, através da difusão dos trabalhos desses grupos, desdobramentos de ações e diálogos com a comunidade local.”, destaca Ailma Andrade, professora de artes no Sesc Santo Amaro. A programação se estende até o sábado (16), com oficina gratuita de economia criativa e produção cultural, às 15h. O mestre em percussão Gilberto Bala ministrará a oficina "Dos terreiros aos palcos: inclusão social através dos tambores".
Mestra Penha
Tocadora de zabumba desde criança. Aprendeu a cantar ciranda e os versos da poesia regional na companhia de sua pai, no dia-a-dia da roça e nas festas. A ciranda, o coco e a composição musical eram parte da rotina familiar, e Penha cresceu tornando-se referência como zabumbeira em seu território, trazendo no repertório as riquezas culturais da Paraíba e as heranças da Jurema Sagrada, religião de matriz indígena.
Xambá das Yabás
Formado pelas senhoras do terreiro Xambá, que fica no Quilombo Urbano do Portão do Gelo em Olinda. Uma das casas de candomblé afro-brasileiras mais tradicionais do País, guarda no seus cômodos, quintais e rituais as heranças culturais vindas de África. No palco, levam os cantos para orixás, os cocos, rezas e pontos de Jurema, numa performance brincante.
Serviço
Sonora Brasil
Quando: 14 de setembro, às 18h; 16 de setembro às 15h
Onde: Sesc Santo Amaro - Praça do Campo Santo, s/nº – Santo Amaro / Recife – PE
Entrada: gratuita
Comentários