Mestre Martelo imortalizado em lançamento de livro "Mateus de uma vida inteira"
Lançamento será nesta quinta-feira, às 18h, no município de Condado
Escute essa reportagem
O pequeno município de Condado, localizado na Mata Norte de Pernambuco, será palco do lançamento do livro "Mateus de uma vida inteira" nesta quinta-feira (18), às 18h. A obra celebra a trajetória do Mestre Martelo, icônico representante da palhaçaria popular e comicidade negra.
Ele é um dos mais antigos a se dedicar ao tradicional brinquedo do Cavalo Marinho, que surgiu nos canaviais da região. O evento será na Casa do Mestre Martelo, na Rua Loteamento José Dourado, 43, na cidade que tem uma população de 24,5 mil pessoas, segundo o IBGE.
Aos 87 anos, sendo 68 deles dedicados ao Cavalo Marinho, Mestre Martelo ganha destaque nas 160 páginas da publicação, que conta com fotografias, ilustrações e uma narrativa que abrange sua infância, adolescência, experiências no corte da cana e seu encontro marcante com o universo do Cavalo Marinho.
A autoria do livro respeita a oralidade do próprio Mestre Martelo, sendo conduzida por Cibele Mateus e Odília Nunes.
O lançamento festivo, marcado por uma sambada na frente da casa do mestre, contará com a presença do cavalo marinho Boi Estrela, sob a direção de Fábio Soares, além das organizadoras da obra.
A iniciativa visa não apenas imortalizar a figura singular de Mestre Martelo, mas também preservar as histórias e memórias do tradicional brinquedo que encanta os espectadores e atrai a atenção de pesquisadores ao redor do mundo.
A venda limitada de 80 exemplares, ao preço de R$ 60 cada, estará disponível no local, sendo que o valor arrecadado será inteiramente revertido para o Mestre Martelo.
Além disso, 200 exemplares, de uma tiragem total de 280, serão distribuídos de forma gratuita para escolas públicas, espaços culturais, grupos de Cavalo Marinho, instituições públicas de ensino de artes e centros culturais na região da Zona da Mata Norte e Sertão do Pajeú Pernambucano.
O projeto "Mateus de uma Vida Inteira" é uma realização de No Meu Terreiro Tem Arte, coordenado por Odília Nunes, com recursos provenientes do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA PE), do Governo do Estado de Pernambuco.
No próximo dia 25, quinta-feira, o lançamento ocorrerá no sertão, no sítio Minadouro, área rural de Ingazeira, que serve como sede do projeto No Meu Terreiro Tem Arte, também coordenado por Odília Nunes. A ocasião contará com uma sambada e a presença do Mestre Martelo.
Sobre o projeto:
"Mateus de uma Vida Inteira" é uma iniciativa de pesquisa centrada na figura do Mateus do Cavalo Marinho Pernambucano. O projeto concentra-se na vida e na obra de Sebastião Pereira de Lima, conhecido como Mestre Martelo, que, aos 87 anos, ostenta o título de Mateus mais antigo em atividade no Brasil.
A pesquisa foi conduzida por Odília Nunes, Cibele Mateus e Vanessa Rosa, atrizes e pesquisadoras cujo trabalho de campo se fundamentou na referência de Mestre Martelo como ícone da palhaçaria popular e da comicidade negra. O objetivo da pesquisa é documentar a história, as memórias, as experiências e os conhecimentos desse mestre, que figura como um patrimônio vivo brasileiro, embora ainda não reconhecido oficialmente.
Segundo as pesquisadora, além de uma pesquisa sobre Mateus do Cavalo Marinho, o livro é a reivindicação do registro de uma memória viva. É ancestralidade. Veias, vozes e curvas do corpo. É pele marcada de histórias que existem, mas não puderam muitas vezes ser contadas.
“A cada passo, ouvimos mais forte o bater das bexigas de boi, dos ecos dos trupés batendo no chão, um imenso festejo de fazer levantar poeira de um passado recente. Como dizem os Mateus: Riba, pareia!”, as pesquisadoras.
Além da obra, a pesquisa foi toda compartilhada virtualmente, com registros escritos, fotográficos e audiovisuais (com Legendas para surdos e ensurdecidos LSE) e pode ser visualizada pelo instagram @mateusdeumavidainteira.
Sobre o Mestre Martelo
Sebastião Pereira de Lima, conhecido como Mestre Martelo, gosta de ser "Mateus", uma figura cômica afrodiaspórica presente na tradição do Cavalo-Marinho pernambucano. Sua jornada na brincadeira de Mateus começou aos 19 anos, e desde então, ele se tornou uma figura proeminente nesse contexto.
Há 45 anos, ele é membro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro. Além de sua dedicação ao Cavalo-Marinho, Mestre Martelo brincou como caboclo de maracatu rural por mais de 60 anos.
Sua trajetória artística também inclui a participação em diversos espetáculos com o Grupo Grial de Dança, fundado por Ariano Suassuna e Maria Paula Costa Rêgo. Mestre Martelo é reconhecido por suas contribuições para diversos grupos e espaços de formação artística no Brasil.
SERVIÇO
Lançamento do livro MATEUS DE UMA VIDA INTEIRA, de Sebastião Pereira de Lima (Mestre Martelo)
Custo do exemplar: R$ 60
Local: Casa do Mestre Martelo (Rua Loteamento José Dourado, 43
Condado – PE)
Data/hora: quinta-feira, 18 às 18h
Com apresentação do cavalo marinho Boi Estrela (Fábio Soares)
Comentários