Fundação Joaquim Nabuco celebra 75 anos de educação e cultura
Cerimônia será realizada neste domingo (21), data da criação da Instituição, no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte
Escute essa reportagem
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) celebra seus 75 anos no próximo domingo (21), data de sua criação, com programação infantil, a partir das 14h, e Sessão Solene, às 16h, no Campus Gilberto Freyre da Instituição Federal, em Casa Forte, no Recife.
Com participação dos servidores, representantes de movimentos sociais e autoridades, a abertura da cerimônia será no Auditório Benício Dias, com o lançamento do selo comemorativo de 75 anos da Fundaj e a mesa com o tema "75 Anos da Fundaj: Um Tributo à Democracia na Valorização da Cultura, Educação e Ciência".
Já a programação infantil acontecerá na Oficina do Educativo do Museu do Homem do Nordeste.
A programação dará início a uma série de celebrações que seguirão por todo o ano, com realização de seminários, exposições, inauguração do primeiro andar do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e outras diversas ações envolvendo o Gabinete da Presidência e as diretorias de Pesquisa Sociais (Dipes), de Formação Profissional e Inovação (Difor), de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) e de Planejamento e Administração (Diplad).
“Com muita alegria celebramos os 75 anos da Fundação Joaquim Nabuco que, ao longo da história, tem contribuído com o desenvolvimento da cultura, da educação, da ciência, especialmente nas Regiões Norte e Nordeste do País. Vida longa à Fundaj!”, ressalta a presidenta da Fundação, a professora doutora Márcia Angela Aguiar.
O lançamento do selo será realizado pela presidenta da Fundação, os diretores da Instituição e o superintendente dos Correios em Pernambuco, Ricardo Santos. Na imagem do selo comemorativo foi preservado o verde da marca principal complementado pelo verde da bandeira da Fundação.
Após a cerimônia, terá início a mesa com o tema "75 Anos da Fundaj: Um Tributo à Democracia na Valorização da Cultura, Educação e Ciência", com a participação da presidenta Márcia Angela Aguiar, da senadora da República Teresa Leitão, e da doutora Rita de Cássia Araújo, historiadora e pesquisadora da Fundaj. A solenidade será encerrada com a apresentação do Coral da Fundaj.
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Antes da Sessão Solene, a Fundação terá uma programação voltada ao público infantil, com duas oficinas: Pintura de Tela - Como você viu a Fundaj e Livro Personagem de Joaquim Nabuco. Em ambas a ideia é proporcionar às crianças (7 a 12 anos) uma imersão no que é a Fundaj e quem é o seu patrono, o abolicionista Joaquim Nabuco. Já no hall do Museu do Homem do Nordeste, os visitantes poderão fazer uma visita, através da realidade ampliada, ao Engenho Massangana, local onde Joaquim Nabuco viveu parte da sua infância.
SOBRE A FUNDAJ
Vinculada ao Ministério da Educação, a Fundação Joaquim Nabuco foi criada em 1949 por iniciativa legislativa do deputado constituinte, antropólogo e sociólogo Gilberto Freyre, tendo como patrono o abolicionista Joaquim Nabuco.
A Fundaj tem por finalidade promover estudos e pesquisas no campo das ciências sociais nas regiões Norte e Nordeste do país. Ao longo destes 75 anos, a Fundação tem contribuído para a construção do conhecimento científico, difusão cultural e formação educacional.
Com sua equipe qualificada e infraestrutura diversificada, a Fundaj atua ativamente em diversas dimensões estratégicas para uma sociedade democrática, justa, igualitária e inclusiva, respeitando a sociobiodiversidade. Conheça mais sobre a Fundaj e sua estrutura clicando aqui.
Programação do 21 de julho de 2024
Oficinas educativas
14h às 15h30
Pintura de Tela - "Como você viu a Fundaj"
Livro Personagem de Joaquim Nabuco
Local: Oficina do Educativo do Museu do Homem do Nordeste
Visita com realidade ampliada ao Engenho Massangana com “Muhne 360º”
Local: Hall do Museu do Homem do Nordeste
Sessão Solene
16h - Abertura da Sessão Solene dos 75 anos da Fundação Joaquim Nabuco
16h30 - Lançamento do selo 75 anos da Fundação Joaquim Nabuco
17h - Mesa: "75 Anos da Fundaj: Um Tributo à Democracia na Valorização da Cultura,
Educação e Ciência"
Marcia Angela Aguiar, Presidenta da Fundação Joaquim Nabuco
Teresa Leitão, Senadora da República
Rita de Cássia Araújo, Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco
Encerramento
Apresentação do Coral da Fundaj
Local: Auditório Benício Dias
Campus Gilberto Freyre da Fundaj
Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte
Recife- Pernambuco
Comentários