X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Frevistas de todas as gerações se unem no 1º Recife Frevo Festival

Teatro do Parque recebe grande festa, que promete três horas de pura dança e música


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Frevistas de todas as gerações se unem no 1º Recife Frevo Festival
Caetana é uma das que participam do evento |  Foto: Divulgação

A comunidade frevista do Recife tem encontro marcado neste domingo, dia 9, às 17h, no Teatro do Parque, no 1º Recife Frevo Festival.

O evento celebra um dos gêneros musicais mais representativos do Recife e irá oferecer ao público um panorama renovado da cena do Frevo em Pernambuco, com a participação de artistas de várias gerações, gente que vive o Frevo de janeiro a janeiro.

Jota Michiles, cantor, compositor e folião, de 82 anos, sessenta dos quais dedicados ao Frevo, será o homenageado desta primeira edição.

“Sinto-me honrado em um momento tão especial para o Frevo e para minha trajetória musical. É emocionante ver minhas composições atravessando gerações, popularizadas nas ruas, nos clubes e nas orquestras, e entoadas por grandes nomes da música brasileira”, diz Jota Michiles.

O evento tem acessibilidade em Libras e a entrada é gratuita, com ingressos distribuídos 1 hora antes na bilheteria do teatro.

O 1º Recife Frevo Festival é a principal novidade das prévias do Carnaval 2025. O evento é financiado pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC), por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife e tem o apoio do museu Paço do Frevo, equipamento da Prefeitura do Recife e Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo.

“O Festival vem para promover o diálogo e para desconstruir de certa forma que Frevo é só cultura de Carnaval, feito por especialistas. Aspiramos que esta primeira edição seja apenas o começo de muitas outras”, destaca Michelle de Assumpção, coordenadora geral do Festival.

“A ideia é que a cada ano o Festival possa homenagear personagens importantes para o Frevo e criar atividades que as celebrem, para enaltecer seu legado e importância”, pontua.

Nesta primeira edição, o Festival irá promover três horas de Frevo, tendo como anfitriões César Michiles e a Transversal Frevo Orquestra, que acompanharão todos os convidados, entre bailarinos, instrumentistas e intérpretes, em formações inusitadas, criadas especialmente para o Recife Frevo Festival.

Participam Guerreiros do Passo, Flaira Ferro, Neris Rodrigues, Silvério Pessoa, Nena Queiroga, Romero Ferro, Duo Geraldo Maia e Renatinho Bandeira, Luciano Magno, Maria Flor, Caetana, Maestro Formiga, Trio 3 em Cena, formado por César Michiles, Jerimum de Olinda e Beto Hortis, Maestro Forró e Juba Valença.

Salvaguarda – Além da programação artística do dia 9, o Festival terá desdobramentos com atividades pedagógicas no Paço do Frevo, dia 19, com uma aula-espetáculo de Jota Michiles, Roda de Diálogo “O Frevo na Ponta: Orquestras de Rua e a Dança no Meio do Povo” e a ação “Batalha de Orquestras”, com a presença de orquestras tradicionais de Frevo.

O Festival deixará como legado um minidocumentário audiovisual sobre esta primeira edição, com o objetivo de documentar, difundir e salvaguardar o Frevo. Esta etapa também será gratuita e com acessibilidade em Libras.

SERVIÇO – 1º RECIFE FREVO FESTIVAL

- Programação artística

Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81 Boa Vista Recife-PE)

Data: 9 de fevereiro

Hora: 17h (pontualmente)

Entrada gratuita com ingressos distribuídos 1 hora antes na bilheteria do teatro.

Acessibilidade em Libras.

Ficha Técnica – 1º Recife Frevo Festival – Homenagem a Jota Michiles

Coordenação Geral: Michelle de Assumpção

Direção Musical: César Michiles

Direção Artística: Quiercles Santana

Codireção Artística: Felipe Koury

Coordenação de Produção: Carla Navarro

Projeto de Iluminação e Palco: Eron Villar

Consultor e mediador nas atividades educativas: Climério de Oliveira

- Etapa pedagógica

Local: Museu Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)

Data: 19 de fevereiro

Hora: a partir das 14h

Entrada gratuita e com acessibilidade em Libras.

Mais informações: @recifefrevofestival

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: