Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte vai até domingo
Evento realizado numa das cidades de clima mais agradável do estado reúne programação técnica e shows
Escute essa reportagem

O tradicional Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, segue até o dia 10 de agosto, oferecendo uma programação diversificada que une conhecimento, cultura e música.
Reconhecido como o maior produtor de café do estado, responsável por 70% da produção pernambucana e com 29 marcas próprias, o município celebra sua vocação cafeeira em um evento que movimenta a economia, promove o turismo e já registra 90% de ocupação na rede hoteleira.
A abertura oficial se realizou nesta última segunda (4). com início das oficinas técnicas e palestra inaugural do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e cafeicultor Álvaro Eugênio. Ele abordou a importância cultural do café no cenário nacional e mundial.
Programação voltada aos produtores
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Dr. Renan Fagundes, a edição deste ano valoriza ainda mais os produtores locais.
“Organizamos uma programação técnica que coloca o cafeicultor no centro do evento, com oficinas que vão do manejo do cafezal à melhoria do processo até a xícara”, destacou.
O secretário reforçou que as atividades devem contribuir diretamente para o avanço da qualidade do café local.
“Estamos trazendo cursos de torra, além da apresentação de cases de sucesso, para fortalecer a produção e agregar valor ao nosso café”, completou.
O presidente da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (Aprotaq), Fidel Borges, ressaltou o impacto positivo do festival para os agricultores.
“Este é um momento único, que oferece ganhos reais para quem vive do café. Nossos produtores têm buscado aprimorar não apenas o cultivo, mas também as etapas pós-colheita e de processamento. A troca de experiências com técnicos renomados é sempre enriquecedora”, avaliou.
Shows nacionais animam o público
Além da programação técnica, o festival também reserva espaço para grandes shows. Entre os dias 7 e 10, o palco principal receberá atrações nacionais como Marcelo Falcão (ex-vocalista da banda O Rappa), Ana Carolina, Cláudia Leitte, e o grupo Fundo de Quintal, entre outros artistas.
O prefeito Gena Lins destacou a dimensão do evento:
“Teremos 12 grandes atrações que colocam o Festival do Café como um evento de impacto não apenas regional, mas também estadual”, afirmou.
Com oficinas, palestras, degustações e shows, o Festival do Café 2025 promete fortalecer a cadeia produtiva, atrair visitantes e consolidar Taquaritinga do Norte como referência no cenário cafeeiro brasileiro.
Comentários