30ª edição do Janeiro, Grandes Espetáculos, termina nesta quarta-feira
Maratona cênica é considerada uma das mais importantes do país
Escute essa reportagem
O mês de janeiro chega ao seu epílogo, marcando o fim da jornada cênica que é o Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) - Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco, considerado um dos mais destacados e duradouros eventos culturais do país.
De hoje (29) até a próxima quarta-feira (31), a 30ª edição do JGE, revestida de um caráter especial, encerra-se com grandiosidade, oferecendo ao Recife uma última série de espetáculos de dança, circo e teatro destinados ao público adulto.
Entre os momentos emblemáticos desta despedida, destaca-se "Zenaide Bezerra - Um Espetáculo para Eternizar", uma homenagem à passista que dedicou décadas de sua vida a preservar o legado do frevo para as futuras gerações.
Zenaide, proclamada Patrimônio Vivo do Recife e filha do renomado passista Egídio Bezerra, terá sua trajetória reverenciada no Teatro Apolo, na quarta-feira (31). Bailarinos por ela influenciados apresentarão a riqueza da cultura popular nordestina por meio do coco, xaxado e frevo, culminando com a coroação de Zenaide como Rainha do Passo.
No mesmo dia, o Teatro Marco Camarotti recebe a encenação de "Terceira Margem", uma produção da companhia Teatro Munganga, uma colaboração entre Brasil e Holanda. A peça estabelece um diálogo intrigante com o conto "A Terceira Margem do Rio", do renomado escritor João Guimarães Rosa.
Após retornar à região de sua infância, o ator Carlos Lagoeiro refez, 41 anos depois, uma jornada pelo Rio São Francisco, relembrando uma viagem feita aos 6 anos de idade.
Coletou objetos e histórias ligadas ao território de sua infância e, com Beto Lima, artista plástico e diretor artístico da Cia Pia Fraus (expoente no teatro de bonecos, dança, circo e artes plásticas), montou a encenação.
O espetáculo pernambucano “Um Minuto para Dizer que Te Amo”, do Matraca Grupo de Teatro, será apresentado no Teatro de Santa Isabel, na quarta-feira, em roteiro que, com narrativas sensíveis, explora a complexidade das relações familiares, abordando o impacto do Alzheimer na vida dos envolvidos.
Completam a agenda da última semana do Janeiro os espetáculos circenses “Mary em Virtual Mood: Palhaçaria entre Telas”, que será apresentado no YouTube hoje (29), a partir das 20h; e “Cabaré Janeiro de Palhaças”, show de variedades da Cia Animèe, que demarca o espaço feminino na palhaçaria, reunindo dez palhaças em números inéditos, plurais e interativos, no Teatro Hermilo Borba Filho.
O 30º Janeiro de Grandes Espetáculos apresenta uma diversificada amostra da produção teatral local, nacional e de fora do país, em mais de 90 espetáculos e 100 sessões.
Oferecendo um verdadeiro banquete de arte e cultura, esta balzaquiana edição contou com mais de 40 montagens dedicadas ao público adulto e 12 infantis, para formar as plateias do futuro.
O respeitável público pernambucano também assistiu a sete espetáculos de circo, dez de dança e 20 shows musicais. No total, foram 11 obras de outros estados e cinco internacionais.
O festival homenageia em 2024 a cirandeira Lia de Itamaracá (categoria Música), a atriz Fabiana Karla (Teatro), Benjamin da Silva, o Palhaço Casquinha (Circo) e a passista Zenaide Bezerra (Dança).
Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla, com valores que variam de R$ 15 a R$ 80, com algumas sessões gratuitas.
O Janeiro é uma realização da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), com apoio da Prefeitura do Recife, e patrocínio do Governo de Pernambuco.
SERVIÇO
30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
De 9 a 31 de janeiro de 2024
Programação e informações no site
Comentários