X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

30ª edição do Janeiro, Grandes Espetáculos, termina nesta quarta-feira

Maratona cênica é considerada uma das mais importantes do país


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 30ª edição do Janeiro, Grandes Espetáculos, termina nesta quarta-feira
O espetáculo pernambucano “Um Minuto para Dizer que Te Amo”, do Matraca Grupo de Teatro, será apresentado no Teatro de Santa Isabel, na quarta-feira (31) |  Foto: Divulgação

O mês de janeiro chega ao seu epílogo, marcando o fim da jornada cênica que é o Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) - Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco, considerado um dos mais destacados e duradouros eventos culturais do país.

De hoje (29) até a próxima quarta-feira (31), a 30ª edição do JGE, revestida de um caráter especial, encerra-se com grandiosidade, oferecendo ao Recife uma última série de espetáculos de dança, circo e teatro destinados ao público adulto.

Entre os momentos emblemáticos desta despedida, destaca-se "Zenaide Bezerra - Um Espetáculo para Eternizar", uma homenagem à passista que dedicou décadas de sua vida a preservar o legado do frevo para as futuras gerações.

Zenaide, proclamada Patrimônio Vivo do Recife e filha do renomado passista Egídio Bezerra, terá sua trajetória reverenciada no Teatro Apolo, na quarta-feira (31). Bailarinos por ela influenciados apresentarão a riqueza da cultura popular nordestina por meio do coco, xaxado e frevo, culminando com a coroação de Zenaide como Rainha do Passo.

Imagem ilustrativa da imagem 30ª edição do Janeiro, Grandes Espetáculos, termina nesta quarta-feira
na quarta-feira, será encenada a peça “Terceira Margem”, da companhia Teatro Munganga, de Amsterdã, uma parceria Brasil/Holanda, no palco do Teatro Marco Camarotti |  Foto: Divulgação

No mesmo dia, o Teatro Marco Camarotti recebe a encenação de "Terceira Margem", uma produção da companhia Teatro Munganga, uma colaboração entre Brasil e Holanda. A peça estabelece um diálogo intrigante com o conto "A Terceira Margem do Rio", do renomado escritor João Guimarães Rosa.

Após retornar à região de sua infância, o ator Carlos Lagoeiro refez, 41 anos depois, uma jornada pelo Rio São Francisco, relembrando uma viagem feita aos 6 anos de idade.

Coletou objetos e histórias ligadas ao território de sua infância e, com Beto Lima, artista plástico e diretor artístico da Cia Pia Fraus (expoente no teatro de bonecos, dança, circo e artes plásticas), montou a encenação.

O espetáculo pernambucano “Um Minuto para Dizer que Te Amo”, do Matraca Grupo de Teatro, será apresentado no Teatro de Santa Isabel, na quarta-feira, em roteiro que, com narrativas sensíveis, explora a complexidade das relações familiares, abordando o impacto do Alzheimer na vida dos envolvidos.

Completam a agenda da última semana do Janeiro os espetáculos circenses “Mary em Virtual Mood: Palhaçaria entre Telas”, que será apresentado no YouTube hoje (29), a partir das 20h; e “Cabaré Janeiro de Palhaças”, show de variedades da Cia Animèe, que demarca o espaço feminino na palhaçaria, reunindo dez palhaças em números inéditos, plurais e interativos, no Teatro Hermilo Borba Filho.

O 30º Janeiro de Grandes Espetáculos apresenta uma diversificada amostra da produção teatral local, nacional e de fora do país, em mais de 90 espetáculos e 100 sessões.

Oferecendo um verdadeiro banquete de arte e cultura, esta balzaquiana edição contou com mais de 40 montagens dedicadas ao público adulto e 12 infantis, para formar as plateias do futuro.

O respeitável público pernambucano também assistiu a sete espetáculos de circo, dez de dança e 20 shows musicais. No total, foram 11 obras de outros estados e cinco internacionais.

O festival homenageia em 2024 a cirandeira Lia de Itamaracá (categoria Música), a atriz Fabiana Karla (Teatro), Benjamin da Silva, o Palhaço Casquinha (Circo) e a passista Zenaide Bezerra (Dança).

Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla, com valores que variam de R$ 15 a R$ 80, com algumas sessões gratuitas.

O Janeiro é uma realização da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), com apoio da Prefeitura do Recife, e patrocínio do Governo de Pernambuco.

SERVIÇO

30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco

De 9 a 31 de janeiro de 2024

Programação e informações no site 

Ingressos: https://www.sympla.com.br/produtor/festivaljge

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: