Zona Sul do Recife ganha agência de desenvolvimento para microempreendedores
MEIs poderão se cadastrar para prestar serviços a órgãos públicos municipais
Escute essa reportagem
Nesta segunda-feira (1), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP), inaugurou um novo Desenvolve Recife, agora na Zona Sul. O equipamento, que está instalado no Colégio Maria Tereza, na Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, é o segundo do tipo na cidade e vai impulsionar o trabalho e o empreendedorismo, oferecendo uma gama de serviços para trabalhadores e pequenos empreendedores que buscam acelerar seus negócios com inovação tecnológica.
Durante a inauguração da agência, o prefeito João Campos também lançou o GO MEI, uma plataforma inovadora criada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, para facilitar a contratação de serviços de manutenção oferecidos por microempreendedores individuais.
O Desenvolve Recife Sul conta com diversos espaços e serviços voltados para o fortalecimento do empreendedorismo local. Entre os principais destaques estão a Sala GO Recife/ Agência de Emprego, que oferece suporte completo para trabalhadores, incluindo montagem de currículos, recrutamento, seleção, intermediação de profissionais, atendimento para seguro-desemprego e inscrições em cursos de qualificação profissional.
ESCOLA DE TURISMO
A Sala do Empreendedor conta com um espaço colaborativo onde os micro empreendedores individuais poderão apresentar e comercializar seus produtos, além de receberem mentoria e apoio para desenvolvimento de planos de negócios.
O equipamento também abrigará uma Escola de Turismo, destinada a fomentar a qualificação profissional no setor turístico, promovendo uma colaboração integrada entre o poder público, o mercado de trabalho e o setor acadêmico.
O Desenvolve Recife Sul também conta com dois espaços de aceleração de negócios voltados para as áreas de gastronomia, com uma cozinha, e beleza, com um salão. Equipados com infraestrutura moderna, esses espaços oferecerão cursos, palestras e workshops para alunos e empreendedores. No setor de beleza, o foco será nas novas tendências do mercado, incluindo técnicas avançadas de estética e design. Na gastronomia, a programação incluirá aulas sobre culinária regional, japonesa, de frutos do mar, entre outras especialidades.
Outro destaque do Desenvolve Recife Sul é o Espaço Tecnológico de Multiuso, um coworking onde pequenos empreendedores e a população em geral poderão participar de aulas de internet e agendar reuniões de trabalho. Equipado com computadores, internet, mesas e projetores, o local servirá como um ambiente acolhedor para novas ideias e oportunidades de negócios.
GO MEI
O GO MEI visa dinamizar a economia local ao permitir que secretarias e órgãos municipais realizem compras governamentais diretamente com os Microempreendedores Individuais (MEIs), sem a necessidade de processos licitatórios complexos. As contratações podem ser realizadas até o valor de R$ 5 mil e incluem serviços como pintura, capinação, marcenaria, hidráulica, elétrica, entre outros.
A plataforma proporciona oportunidades de negócios para os microempreendedores, que são fornecedores de serviços de manutenção, e para os gestores de unidades administrativas, que passam a contar com uma ferramenta prática de busca para contratações diretas. Para se cadastrar é só entrar no portal: https://gomei.recife.pe.gov.br/.
“O GO MEI é uma ponte que liga diretamente os microempreendedores do Recife aos gestores de unidades administrativas que necessitam de serviços de manutenção. Esta iniciativa não só facilita a contratação de serviços, mas também fortalece os MEIs no mercado de compras públicas locais”, explicou Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Importante ressaltar que o valor do serviço deve incluir o material necessário para a realização do trabalho”, completa Rafael. O pagamento é feito mediante o uso de verba denominada na administração pública de custeio e apresentação de nota fiscal.
Murilo Guerra, Superintendente do Sebrae/PE, destacou a importância da plataforma: “Esta parceria garante que os MEIs se tornem protagonistas no processo de compras públicas locais, capacitando e orientando os empreendedores para aproveitar essa oportunidade. A ideia é replicar este modelo em outros municípios, incentivando a inclusão dos microempreendedores no mercado.”
Comentários