X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Tudo que você precisa saber sobre a Campus Party Nordeste que começa nesta quarta

A Campus Party Nordeste vai desta quarta-feira (4) até o domingo (8), É possível participar online, presencialmente e até acampar no local

foto autor
Da Redação da Tribuna Online PE
03/09/2024 - 20:46 • Atualizada em 03/09/2024 às 22:58

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tudo que você precisa saber sobre a Campus Party Nordeste que começa nesta quarta
Palestras, oficinas e campeonato de games fazem parte da programação |  Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (4) na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a Campus Party Nordeste, um evento global sobre experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos e está de volta à Pernambuco após 9 anos.

A Campus Party  Nordeste vai desta quarta-feira (4) até o domingo (8), É possível participar online, presencialmente e até acampar no local, para uma imersão total no evento. Os ingressos custam a partir de R$ 350 e dão direito a participação nos 5 dias e certificado. Quem optar pelo camping tem acesso a guarda-volumes, chuveiros e barracas, de acordo com o regulamento.

A expectativa de público para esta edição, segundo os organizadores, é de 40 mil visitantes. Sendo 8 mil pessoas na Arena (área paga) com 2 mil acampados. Fazem parte da estrutura do evento 20GB de internet, nove palcos e três espaços temáticos. Cerca de 500 palestrantes devem participar.

PROGRAMAÇÃO

Uma das principais novidades dessa edição é a realização do 2º Fórum Internacional do Marco Regulatório de Inteligência Artificial. Entre os dias 5 e 6 de setembro, em uma série de palestras, atividades, discussões e workshops, serão ouvidos especialistas de diversos setores, incluindo academia, indústria, governo e sociedade civil falando de temas como ética da IA, segurança de dados, uso da IA nas eleições e impacto social e econômico.

A jornalista espanhola especializada em ciência, tecnologia e inovação, Esther Paniagua, e o apresentador Marcelo Tas lideram a lista de atrações do evento, que contará ainda com a presença da Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Sérgio Branco, do fundador do Cappa Institute, Ricardo Cappra, entre outros.

Area Open - Área aberta ao público em geral.

A Campus Play e o Login são os espaços focados em falar de games, mostrando que existe muito mais entre os games e o mercado. O Espaço Login receberá diversas atrações entre palestras, workshops e atividades ligadas aos jogos digitais, e-sports, stream e a profissionalização do universo de games. Já a Campus Play sediará três Campeonatos de Games. Entre os torneios disponíveis estarão: League of Legend; Free Fire e um torneio de Counter Strike com equipes semiprofissionais. Os campeonatos acontecerão entre 5 a 8 de setembro.

Arena de Drones Petrobrás

O espaço oferecerá ao público a oportunidade de aprender a pilotar um drone e assistir a demonstrações de voo. Além disso, a arena contará com workshops de montagem de drones e o uso de inteligência artificial com integração ao Google Gemini.

Printer Chef

O “Printer Chef” é um campeonato gastronômico de pratos produzidos a partir de alimentos vegetais produzidos em impressora 3D. A dinâmica contará com workshop sobre a impressão dos alimentos no equipamento para na sequência os competidores produzirem seus pratos.

CAMPUS KIDS

A Campus Kids, que conta com apoio do Include, programa do Instituto Campus Party que monta laboratórios de robótica em regiões carentes do país com o objetivo de capacitar os jovens promovendo uma maior inclusão tecnológica deles.

O espaço foi pensado para demonstrar ao público uma amostra das atividades que são desenvolvidas diariamente nos laboratórios Include em todo o Brasil. Entre as oficinas que serão realizadas está a “ Faça sua própria lanterna maker”, onde as crianças vão criar suas próprias lanternas, capaz de projetar símbolos divertidos; As Outras oficinas são: “Crie uma mão robótica sustentável”, com os participantes criando uma mão mecânica com materiais reciclados; “Construa um robô escovinha” que tem o objetivo usar a ciência e a criatividade na construção de um robô com escova de limpeza; e “Crie seu primeiro jogo de IA”, onde as crianças vão aprender a treinar uma inteligência artificial e programar um jogo interativo.

Startup 360º

Espaço que reúne startups de diferentes graus de maturação para apresentar as suas soluções ao mercado, com a possibilidade de encontro com investidores e mentorias de uma equipe selecionada. A ação permanece com o apoio e parceria do Sebrae.

Campus Future

Espaço para que estudantes de diversos segmentos acadêmicos apresentem seus projetos para todo o público da CPNordeste. O objetivo deste programa é selecionar e incentivar soluções tecnológicas que sejam inovadores, criativas e possuam impacto social relevante.

Arena de Robôs

Em parceria com a Robocore, o espaço conta com a arena de hockey de robôs, como também, com um espaço de workshop onde os participantes terão os “Primeiros passos na robótica”. O objetivo do é fazer com que o público aprenda de forma prática os conceitos básicos e componentes necessários para controlar um braço robótico.

Hackathons

Os desafios empresariais, conhecidos por Hackathons, são uma atração à parte, No Desafio Correios, por exemplo, a missão é aumentar a eficiência dos atendimentos diários nas agências dos Correios por meio da tecnologia.

Já no Desafio Estado de Pernambuco, é colocado que o Estado oferece diversos serviços destinados às mulheres, mas a dispersão das informações dificulta o acesso eficiente.Necessita-se desenvolver uma proposta para centralizar todos os serviços disponíveis para mulheres em Pernambuco em uma única plataforma acessível. A solução deve ser intuitiva e permitir fácil navegação pelas usuárias. A expectativa é a facilitação do acesso aos serviços e melhoria na eficiência da prestação de serviços públicos.

Para o Desafio Unilever, a problemática apresentada é que os vendedores na região Nordeste do Brasil enfrentam um grande desafio: a base de CNPJ das lojas do varejo indireto está desatualizada e não se sabe se essas lojas ainda estão ativas. Além disso, falta visibilidade sobre o segmento, tamanho e categorias de produtos comercializados por essas lojas.

PRINCIPAIS PALESTRANTES

05/09 – Quinta-feira (What´s Next)

13h – Guilia Bordignon – Democratizando a tecnologia: uma jornada baseada na educação gratuita

Nesta palestra, Giulia vai compartilhar como o acesso à educação universitária gratuita foi crucial para o meu ingresso no mundo da tecnologia, detalhando os programas, recursos e iniciativas que me auxiliaram. Inspirando participantes a reconhecer e explorar as vias de educação superior gratuita como um meio para ingressar na revolução tecnológica, independentemente de sua origem socioeconômica.

16h – Don Tapscott – Resolvendo os maiores problemas da Era Digital

A palestra aborda a necessidade de empreendedores e desenvolvedores pensarem além da tecnologia, focando nos grandes desafios da nossa era. Don, autor de "A Economia Digital" (1994), alerta para as consequências negativas que previu e que se concretizaram, como a perda de privacidade, desigualdade de riqueza, fragmentação do discurso público e ameaças à democracia e ao meio ambiente. Ele propõe reimaginar o contrato social para a era digital, criando novas leis, instituições e cooperação para garantir liberdade, justiça e sustentabilidade, desafiando os participantes a usarem a tecnologia para esses fins.

20h – Esther Paniágua – Resistência criativa: O embate contra a IA

Criadores, designers e artistas estão em pé de guerra com a IA generativa. O que eles querem? Quais vitórias já alcançaram? Como a IA vai mudar a criatividade como conhecemos?

05/09 – Quinta-feira (Palco Petrobrás)

20h10 – Rodrigo Cavalcanti – O que é experiência do consumidor e sua importância para a inteligência artificial

Empresas como Apple, Disney, Mercedes-Benz e Starbucks mostraram que é necessário compreender os consumidores para criar produtos e serviços encantadores. Sendo assim, entender a experiência do consumidor também pode ser decisivo na revolução que a inteligência artificial e as novas tecnologias estão causando. Esta palestra tem como objetivo apresentar os fundamentos da experiência do consumidor e lançar uma reflexão sobre como ela pode influenciar a trajetória da revolução tecnológica que estamos vivendo.

06/09 – Sexta-feira (What´s Next)

13h – Alex Tapscott – The Web3 Era Begins

Criadores, designers e artistas estão em pé de guerra com a IA generativa. O que eles querem? Quais vitórias já alcançaram? Como a IA vai mudar a criatividade como conhecemos?

14h30 – Ricardo Cappra, Tonico Novaes e Kenys Bonatti – Radar de tecnologias emergentes: soluções para os desafios urbanos e estaduais em Pernambuco

Neste painel, será abordado o potencial das tecnologias emergentes para resolver os desafios enfrentados pelas cidades e pelo estado de Pernambuco. Com o uso do radar interativo da Envisioning, integrado à inteligência artificial, identificaremos e especificaremos os principais problemas urbanos e estaduais.

17h10 – Ricardo Cappra – Data Thinking: Navegando na Era da IA

Nesta palestra, será possível entender os sinais e evidências das transformações provocadas pelos dados e pela inteligência artificial, tanto nos negócios quanto na sociedade.

07/09 – Sábado (What´s Next)

11h20 – Integridade da informação em tempos de IA: Combate às fake news nas eleições

Este painel abordará questões cruciais sobre a integridade da informação, especialmente em cenários eleitorais, onde as fake news representam um desafio significativo. Membros do governo discutirão as estratégias atuais e futuras para garantir eleições justas e transparentes em um mundo cada vez mais influenciado pela inteligência artificial. Tópicos de Discussão: - Legislação e Políticas Públicas.

07/09 – Sábado (Palco Petrobras)

17h10 – Jéssica Caldato – Como usar a Inteligência Análitca para transformar a sua empresa

Descubra como a Unilever criou do zero uma área de inteligência de dados, que não só cresceu exponencialmente nos últimos 5 anos, mas também se tornou o coração estratégico da empresa: o Data Hub.

Para saber mais e adquirir ingressos: https://brasil.campus-party.org/cpnordeste/

Ícone tags Tags Campus Party Nordeste
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso