X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Tudo que você precisa saber sobre a Campus Party Nordeste que começa nesta quarta

A Campus Party Nordeste vai desta quarta-feira (4) até o domingo (8), É possível participar online, presencialmente e até acampar no local


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tudo que você precisa saber sobre a Campus Party Nordeste que começa nesta quarta
Palestras, oficinas e campeonato de games fazem parte da programação |  Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (4) na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a Campus Party Nordeste, um evento global sobre experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos e está de volta à Pernambuco após 9 anos.

A Campus Party  Nordeste vai desta quarta-feira (4) até o domingo (8), É possível participar online, presencialmente e até acampar no local, para uma imersão total no evento. Os ingressos custam a partir de R$ 350 e dão direito a participação nos 5 dias e certificado. Quem optar pelo camping tem acesso a guarda-volumes, chuveiros e barracas, de acordo com o regulamento.

A expectativa de público para esta edição, segundo os organizadores, é de 40 mil visitantes. Sendo 8 mil pessoas na Arena (área paga) com 2 mil acampados. Fazem parte da estrutura do evento 20GB de internet, nove palcos e três espaços temáticos. Cerca de 500 palestrantes devem participar.

PROGRAMAÇÃO

Uma das principais novidades dessa edição é a realização do 2º Fórum Internacional do Marco Regulatório de Inteligência Artificial. Entre os dias 5 e 6 de setembro, em uma série de palestras, atividades, discussões e workshops, serão ouvidos especialistas de diversos setores, incluindo academia, indústria, governo e sociedade civil falando de temas como ética da IA, segurança de dados, uso da IA nas eleições e impacto social e econômico.

A jornalista espanhola especializada em ciência, tecnologia e inovação, Esther Paniagua, e o apresentador Marcelo Tas lideram a lista de atrações do evento, que contará ainda com a presença da Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Sérgio Branco, do fundador do Cappa Institute, Ricardo Cappra, entre outros.

Area Open - Área aberta ao público em geral.

A Campus Play e o Login são os espaços focados em falar de games, mostrando que existe muito mais entre os games e o mercado. O Espaço Login receberá diversas atrações entre palestras, workshops e atividades ligadas aos jogos digitais, e-sports, stream e a profissionalização do universo de games. Já a Campus Play sediará três Campeonatos de Games. Entre os torneios disponíveis estarão: League of Legend; Free Fire e um torneio de Counter Strike com equipes semiprofissionais. Os campeonatos acontecerão entre 5 a 8 de setembro.

Arena de Drones Petrobrás

O espaço oferecerá ao público a oportunidade de aprender a pilotar um drone e assistir a demonstrações de voo. Além disso, a arena contará com workshops de montagem de drones e o uso de inteligência artificial com integração ao Google Gemini.

Printer Chef

O “Printer Chef” é um campeonato gastronômico de pratos produzidos a partir de alimentos vegetais produzidos em impressora 3D. A dinâmica contará com workshop sobre a impressão dos alimentos no equipamento para na sequência os competidores produzirem seus pratos.

CAMPUS KIDS

A Campus Kids, que conta com apoio do Include, programa do Instituto Campus Party que monta laboratórios de robótica em regiões carentes do país com o objetivo de capacitar os jovens promovendo uma maior inclusão tecnológica deles.

O espaço foi pensado para demonstrar ao público uma amostra das atividades que são desenvolvidas diariamente nos laboratórios Include em todo o Brasil. Entre as oficinas que serão realizadas está a “ Faça sua própria lanterna maker”, onde as crianças vão criar suas próprias lanternas, capaz de projetar símbolos divertidos; As Outras oficinas são: “Crie uma mão robótica sustentável”, com os participantes criando uma mão mecânica com materiais reciclados; “Construa um robô escovinha” que tem o objetivo usar a ciência e a criatividade na construção de um robô com escova de limpeza; e “Crie seu primeiro jogo de IA”, onde as crianças vão aprender a treinar uma inteligência artificial e programar um jogo interativo.

Startup 360º

Espaço que reúne startups de diferentes graus de maturação para apresentar as suas soluções ao mercado, com a possibilidade de encontro com investidores e mentorias de uma equipe selecionada. A ação permanece com o apoio e parceria do Sebrae.

Campus Future

Espaço para que estudantes de diversos segmentos acadêmicos apresentem seus projetos para todo o público da CPNordeste. O objetivo deste programa é selecionar e incentivar soluções tecnológicas que sejam inovadores, criativas e possuam impacto social relevante.

Arena de Robôs

Em parceria com a Robocore, o espaço conta com a arena de hockey de robôs, como também, com um espaço de workshop onde os participantes terão os “Primeiros passos na robótica”. O objetivo do é fazer com que o público aprenda de forma prática os conceitos básicos e componentes necessários para controlar um braço robótico.

Hackathons

Os desafios empresariais, conhecidos por Hackathons, são uma atração à parte, No Desafio Correios, por exemplo, a missão é aumentar a eficiência dos atendimentos diários nas agências dos Correios por meio da tecnologia.

Já no Desafio Estado de Pernambuco, é colocado que o Estado oferece diversos serviços destinados às mulheres, mas a dispersão das informações dificulta o acesso eficiente.Necessita-se desenvolver uma proposta para centralizar todos os serviços disponíveis para mulheres em Pernambuco em uma única plataforma acessível. A solução deve ser intuitiva e permitir fácil navegação pelas usuárias. A expectativa é a facilitação do acesso aos serviços e melhoria na eficiência da prestação de serviços públicos.

Para o Desafio Unilever, a problemática apresentada é que os vendedores na região Nordeste do Brasil enfrentam um grande desafio: a base de CNPJ das lojas do varejo indireto está desatualizada e não se sabe se essas lojas ainda estão ativas. Além disso, falta visibilidade sobre o segmento, tamanho e categorias de produtos comercializados por essas lojas.

PRINCIPAIS PALESTRANTES

05/09 – Quinta-feira (What´s Next)

13h – Guilia Bordignon – Democratizando a tecnologia: uma jornada baseada na educação gratuita

Nesta palestra, Giulia vai compartilhar como o acesso à educação universitária gratuita foi crucial para o meu ingresso no mundo da tecnologia, detalhando os programas, recursos e iniciativas que me auxiliaram. Inspirando participantes a reconhecer e explorar as vias de educação superior gratuita como um meio para ingressar na revolução tecnológica, independentemente de sua origem socioeconômica.

16h – Don Tapscott – Resolvendo os maiores problemas da Era Digital

A palestra aborda a necessidade de empreendedores e desenvolvedores pensarem além da tecnologia, focando nos grandes desafios da nossa era. Don, autor de "A Economia Digital" (1994), alerta para as consequências negativas que previu e que se concretizaram, como a perda de privacidade, desigualdade de riqueza, fragmentação do discurso público e ameaças à democracia e ao meio ambiente. Ele propõe reimaginar o contrato social para a era digital, criando novas leis, instituições e cooperação para garantir liberdade, justiça e sustentabilidade, desafiando os participantes a usarem a tecnologia para esses fins.

20h – Esther Paniágua – Resistência criativa: O embate contra a IA

Criadores, designers e artistas estão em pé de guerra com a IA generativa. O que eles querem? Quais vitórias já alcançaram? Como a IA vai mudar a criatividade como conhecemos?

05/09 – Quinta-feira (Palco Petrobrás)

20h10 – Rodrigo Cavalcanti – O que é experiência do consumidor e sua importância para a inteligência artificial

Empresas como Apple, Disney, Mercedes-Benz e Starbucks mostraram que é necessário compreender os consumidores para criar produtos e serviços encantadores. Sendo assim, entender a experiência do consumidor também pode ser decisivo na revolução que a inteligência artificial e as novas tecnologias estão causando. Esta palestra tem como objetivo apresentar os fundamentos da experiência do consumidor e lançar uma reflexão sobre como ela pode influenciar a trajetória da revolução tecnológica que estamos vivendo.

06/09 – Sexta-feira (What´s Next)

13h – Alex Tapscott – The Web3 Era Begins

Criadores, designers e artistas estão em pé de guerra com a IA generativa. O que eles querem? Quais vitórias já alcançaram? Como a IA vai mudar a criatividade como conhecemos?

14h30 – Ricardo Cappra, Tonico Novaes e Kenys Bonatti – Radar de tecnologias emergentes: soluções para os desafios urbanos e estaduais em Pernambuco

Neste painel, será abordado o potencial das tecnologias emergentes para resolver os desafios enfrentados pelas cidades e pelo estado de Pernambuco. Com o uso do radar interativo da Envisioning, integrado à inteligência artificial, identificaremos e especificaremos os principais problemas urbanos e estaduais.

17h10 – Ricardo Cappra – Data Thinking: Navegando na Era da IA

Nesta palestra, será possível entender os sinais e evidências das transformações provocadas pelos dados e pela inteligência artificial, tanto nos negócios quanto na sociedade.

07/09 – Sábado (What´s Next)

11h20 – Integridade da informação em tempos de IA: Combate às fake news nas eleições

Este painel abordará questões cruciais sobre a integridade da informação, especialmente em cenários eleitorais, onde as fake news representam um desafio significativo. Membros do governo discutirão as estratégias atuais e futuras para garantir eleições justas e transparentes em um mundo cada vez mais influenciado pela inteligência artificial. Tópicos de Discussão: - Legislação e Políticas Públicas.

07/09 – Sábado (Palco Petrobras)

17h10 – Jéssica Caldato – Como usar a Inteligência Análitca para transformar a sua empresa

Descubra como a Unilever criou do zero uma área de inteligência de dados, que não só cresceu exponencialmente nos últimos 5 anos, mas também se tornou o coração estratégico da empresa: o Data Hub.

Para saber mais e adquirir ingressos: https://brasil.campus-party.org/cpnordeste/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: