Temporada de cruzeiros em Pernambuco começa nesta quinta-feira
Até o momento, 22 navios estão previstos para atracar no Porto do Recife durante a alta estação
Escute essa reportagem
Para garantir a melhor experiência possível aos turistas internacionais durante a temporada de cruzeiros 2023/2024, o Governo de Pernambuco construiu um plano conjunto de segurança e serviços, com operação de policiamento e distribuição de material informativo para os visitantes. As atividades começam nesta quinta-feira (9), com a chegada do navio Aidasol, embarcação de origem alemã que aportará no Recife vinda da Cidade de Mindelo, Cabo Verde.
A ação é fruto de articulação entre a Secretaria de Turismo e Lazer com a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CiaTUR), da Polícia Militar de Pernambuco. Para recepcionar o turista internacional será distribuído um material impresso e informativo direcionado ao acolhimento para quem visita Pernambuco. No folheto, constarão informações de serviços úteis de apoio ao turista, além de rotas sugeridas no centro histórico do Recife e no de Olinda. A folheteria será disponibilizada em inglês e espanhol.
De acordo com o Porto do Recife, a previsão é que o cruzeiro chegue às 7h30 da manhã na capital pernambucana, trazendo a bordo 1.830 passageiros. Segundo o Secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, preparar o Estado para receber cruzeiristas requer planejamento, investimento e cooperação entre várias partes interessadas.
“Os turistas vão conhecer o que a gente tem de melhor na cultura e na nossa gastronomia. E, para isso, o Governo do Estado e a CiaTur, estão preparando todo um roteiro. Teremos uma rota segura para que os turistas que aqui desembarcarem possam conhecer nosso Estado, sendo recebidos por uma grande experiência, fazendo com que eles queiram voltar a Pernambuco no futuro”, explica o Secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.
“No dia 9 de novembro, a Polícia Militar de Pernambuco implementará a operação Turista Seguro. Com a finalidade de proteger, apoiar e orientar o turista que chega ao nosso Estado. No total, serão 14 unidades diretamente empenhadas na operação, onde serão lançados mais de 120 policiais militares nos processos a pé, motorizado e montado. Além de policiais militares bilíngues para melhor orientar os turistas estrangeiros e também policiais militares de inteligência, que irão apoiar o policiamento ostensivo lançado na operação”, destaca o Major Valdemio, comandante da Companhia Independente de Apoio ao Turista da Polícia Militar de Pernambuco.
Para os visitantes, serão indicados roteiros rápidos e essenciais fazer a pé no coração do Recife e em Olinda, cidade patrimônio histórico e cultural da humanidade. Estão sendo recomendadas aos turistas rotas com monumentos históricos, de cultura e fé, por exemplo. Entre os locais sugeridos para visitação estão: Museu Cais do Sertão, Museu a Céu Aberto, Praça do Marco Zero, Central de Artesanato de Pernambuco, Museu Caixa Cultural, Igreja da Madre de Deus (1709), Mercado Eufrásio Barbosa, Mosteiro de São Bento.
Comentários