X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Sebrae abre mais de 1,2 mil vagas de programa para donos de pequenos negócios

Brasil Mais Produtivo oferece soluções para que as empresas se tornem mais lucrativas e eficientes


Imagem ilustrativa da imagem Sebrae abre mais de 1,2 mil vagas de programa para donos de pequenos negócios
As inscrições para o próximo ciclo de consultorias estarão abertas até o dia 18 de fevereiro |  Foto: Divulgação

O Sebrae está promovendo oportunidades de inovação para impulsionar os negócios locais. As inscrições estão abertas para o programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa realizada em parceria com o Governo Federal, que oferece acompanhamento personalizado e gratuito às empresas. O programa visa aprimorar a produtividade e promover a transformação digital nos negócios.

O Brasil Mais Produtivo conta com a atuação dos Agentes Locais de Inovação (ALI), responsáveis por fornecer orientações estratégicas que podem causar impactos significativos nas empresas de pequeno porte. Com mais de 1,2 mil vagas disponíveis em Pernambuco, as inscrições para o próximo ciclo de consultorias estarão abertas até o dia 18 de fevereiro.

A iniciativa destaca-se como uma oportunidade valiosa para empreendedores que buscam implementar inovações em seus negócios, visando à maximização da produtividade e à adaptação às demandas do ambiente digital. Interessados têm a chance de participar desse programa que visa impulsionar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas locais.

Ao todo, são 1 mil vagas para empresas interessadas em aumentar a produtividade e o faturamento e reduzir custos, por meio de melhorias práticas gerenciais e otimização da linha de produção (ALI Produtividade), e mais 275 para aquelas que querem realizar uma transformação digital no seu negócio, com soluções sob medida (ALI Transformação Digital).

Nesse caso, o empresário ainda recebe um apoio no valor de R$ 2 mil para contratar a ferramenta adequada para o seu negócio.

Podem se inscrever negócios sediados em todo o estado que estejam enquadrados como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) e que atuem nos setores de comércio, indústria ou serviços. As inscrições podem ser feitas neste endereço eletrônico.

Depois, é só aguardar o contato do Sebrae para agendamento do primeiro encontro com o ALI. Durante o período de consultoria, serão realizadas reuniões individuais e oficinas coletivas.

Segundo dados do Sebrae/PE, empresas pernambucanas que participaram do último ciclo do Brasil Mais Produtivo, realizado em 2023, registraram um aumento médio de 18,7% na sua produtividade. Os agentes do ALI Produtividade chegaram a 105 municípios do estado. Já na modalidade ALI Transformação Digital, foram atendidas 536 empresas em 48 municípios do Estado.

"O objetivo é ajudar os empresários a implementarem inovações ao seu negócio, a fim de torná-lo mais eficiente e lucrativo. São oferecidas ferramentas e ações para melhoria de gestão nas diversas áreas da empresa, como finanças, pessoal, marketing, entre outros. Para o empreendedor, só há vantagens, uma vez que ele tem à disposição alguém pronto para ajudá-lo em suas dificuldades e focado em soluções para os problemas cotidianos", explica Rosiane Andrade, analista do Sebrae/PE.

Proprietário da Aqua Fit, empresa criada em 2018 que oferece aulas de natação e hidroginástica em Olinda, José Ronny de Souza percebeu que a gestão do seu negócio precisava ser reestruturada para a melhoria dos indicadores.

A partir da orientação do ALI, o fluxo de rotinas e atividades da empresa foi aperfeiçoado e dois novos colaboradores foram contratados. O empresário também foi orientado sobre metas de vendas, o que surtiu resultado positivo, com crescimento de 53% no faturamento em 2023, comparado ao ano anterior.

"A chegada do ALI fez toda a diferença, pois ele me ajudou a organizar e estruturar melhor a empresa a partir de mudanças simples para solucionar problemas que até então não eram percebidos. Basicamente, é como se o Sebrae tivesse chegado na minha casa e dito: você tem todos os móveis, mas o lugar da geladeira não é na sala, e sim na cozinha, a máquina de lavar não é no quarto, mas na área de serviço, por exemplo", conta o empresário, que espera saltar dos atuais 250 alunos matriculados para 330 ainda este ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: