RioMar recebe 3ª edição da Expo Preta com Zezé Motta e Dona Carmem Virginia
Evento contará com 25 estandes de pessoas afroempreendedoras oriundas de 14 bairros do Recife.
Escute essa reportagem
A Expo Preta RioMar chega à sua terceira edição em 2024 destacando que a valorização da cultura negra e a busca por igualdade racial devem ser pautas permanentes ao longo do ano, e não somente em novembro, Mês da Consciência Negra.
Realizado em parceria entre o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) e o RioMar Recife, o evento desta vez acontece de 16 a 18 de agosto.
"A mudança é importante para mostrarmos que a promoção de uma sociedade mais justa, diversa e igualitária não se restringe a um período específico, mas deve ser perene", explica a gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal.
Não por acaso, desde a última edição da Expo Preta RioMar, várias outras ativações foram realizadas sob a chancela do evento.
De acordo com Denielly Halinski, gerente de Marketing do RioMar Recife, o shopping tem se empenhado em homenagear a cultura negra ao longo do ano. Em maio, o Festival RioMar de Literatura destacou autores negros e promoveu plenárias sobre negritude. Durante o Carnaval e o São João, as homenagens continuaram nos camarins Expo Preta RioMar.
"Além disso, vitrines temáticas exibiram produtos de afroempreendedores locais e exposições, como a dedicada aos 100 anos do modernista Corbiniano Lins, em março, também receberam atenção especial. Em julho, o mês dedicado à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o shopping ofereceu um show com artistas negras de destaque", disse Denielly,
Expo Preta se consagra a cada ano como espaço de valorização
Muda o mês, mas permanece a essência da Expo Preta RioMar, que se consagra a cada ano como espaço de valorização, celebração e difusão da cultura negra e do afroempreendedorismo.
A programação sempre diversificada já teve carimbó e outros sons da região amazônica trazidos pela multiartista paraense Gaby Amarantos para o show de abertura, que aconteceu nesta última quinta-feira (15), no Teatro RioMar.
A apresentação, aliás, foi a única atração paga do evento. Todas as demais atividades são inteiramente gratuitas, sempre a partir das 12h, no piso L3.
Entre as novidades da 3ª Expo Preta RioMar, está o Cine Barulho, mostra de curtas-metragens elaborados por jovens do IJCPM e debate mediado por Lucas Marçal.
Estão confirmados também pocket show da cantora e violinista baiana Marcia Castro, além de encontros com a chef pernambucana Dona Carmem Virginia e com a atriz e cantora fluminense Zezé Motta, que comemora em 2024 seus 80 anos de idade e mais de 50 de carreira.
AFROEMPREENDEDORISMO
Em 2024, a Expo Preta RioMar contará com 25 estandes de pessoas afroempreendedoras oriundas de 14 bairros do Recife.
Esta é a primeira vez que o evento, antes voltado para a participação de quem atua no entorno do RioMar, passa a incluir empreendimentos de toda a capital pernambucana. Dessa forma, a 3ª Expo Preta RioMar terá 15 estreantes entre as pessoas expositoras.
As áreas de atuação também foram ampliadas, incluindo produtos naturais e para alimentação; entretenimento infanto juvenil; moda autoral/artesanal; serviços e produtos de beleza; e produtos e serviços associados à sustentabilidade.
As pessoas afroempreendedoras foram selecionadas a partir de um processo de inscrições online e participaram de Programa de Formação no IJCPM focado em técnicas de vendas e atendimento, gestão de finanças, planejamento e controle do tempo, ativação de marca e eventos sustentáveis.
Além da oportunidade de exibir seus produtos e serviços sem custos para um público diverso, todas as pessoas participantes receberam uma cota de patrocínio no valor de R$ 400, para impulsionamento de suas marcas.
PLAYLIST A COISA TÁ PRETA! DÁ O TOM
Antes e depois de todas as atividades culturais e educativas da Expo Preta RioMar, a playlist de hits nacionais e internacionais A Coisa Tá Preta! dará o tom do evento.
Nesta sexta-feira (16/8), dia focado na juventude, os trabalhos começam ao meio-dia. A primeira atração é DJ Boneka, seguida da oficina de Afrobetização, que promove jogos de leitura e contação de histórias.
Às 16h, o grupo Coco Abre Caminhos se apresenta, seguido pelo cine debate Cine Barulho, mediado por Lucas Marçal. O dia inclui ainda o painel Juventude Negra VIVA! e apresentações culturais de 6ta MC e Márcia Castro.
Já no sábado (17/8), a programação começa com o DJ Jeff, seguido por painéis sobre educação financeira, saúde corporal e a vivência de travestis negras.
O Afrobaile B2B Baile Charme promete animar a tarde, e à noite, os painéis com Dona Carmem Virginia e Zezé Motta, ambos mediados por Pedro Lins e oferecidos pelo RioMar, trarão histórias inspiradoras de empreendedorismo e cultura. DJ Milena Cinismo encerra a noite com muita música.
No último dia (18/8), o evento começa com a apresentação de maracatu pela Cia. Agebês - Maracatu Nação Porto Rico, seguido por roda de samba infantil, com contação de histórias conduzida por Kemla Baptista.
A programação segue com painéis que discutem o antirracismo na prática e o racismo religioso. Sucesso na edição de 2023, o desfile de moda se consolida neste ano, agora abrangendo todas as marcas. O dia continuará com painéis sobre vivências ancestrais, encerrando com o Afrobaile B2B Baile Charme e a DJ Léa.
A 3ª Expo Preta RioMar tem produção do IJCPM e RioMar Recife, em parceria com Mari Passos (Produtora Mari Passos) e Rafaela Gomes (Kilombo Urbano), além de consultoria jurídica do Instituto Enegrecer.
Desde sua criação, em 2022, o evento destaca-se como uma plataforma de valorização e impulsionamento de pessoas afroempreendedoras. Mais de 100 pequenos empreendimentos já foram impactados nas edições anteriores, através da ampliação de sua visibilidade e geração de novos negócios. Já na primeira edição, a Expo foi reconhecida com o primeiro lugar no Prêmio Abrasce, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.
Programação cultural
Dia 1 - Sexta-feira (16/08)
12h - A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
13h - Dj Boneka Apresentação cultural.
14h - Oficina de Afrobetização Jogos de leitura e contação de histórias.
16h - Coco Abre Caminhos Apresentação cultural.
16h30 - Cine Barulho Cine debate com Lucas Marçal.
17h30 - Juventude negra VIVA! Painel de conteúdo.
18h30 - 6ta MC Apresentação cultural.
19h - Márcia Castro (OFERECIMENTO RIOMAR).
20h30 - A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
Dia 2 - Sábado (17/08)
12h - A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
13h - Dj Jeff Apresentação cultural.
14h - Educação Financeira Painel de conteúdo.
15h - Saúde e corpo em movimento Painel de conteúdo/apresentação cultural.
16h - Travestis negras vivas! Painel de conteúdo.
17h - Afrobaile B2B Baile Charme Apresentação cultural.
18h - Painel com Dona Carmem Virginia (OFERECIMENTO RIOMAR).
19h - Painel com Zezé Motta (OFERECIMENTO RIOMAR).
20h - Dj Milena Cinismo Apresentação cultural.
Dia 3 - Domingo (18/08)
12h - CIA Agebês - Maracatu Nação Porto Rico Apresentação cultural.
12h30 - Antirracismo na prática: o papel das pessoas aliadas Painel de conteúdo.
13h30 - Sambando Miudinho Apresentação cultural.
15h - Racismo religioso: o que é e como combater? Painel de conteúdo.
15h40 - Desfile de marcas Apresentação cultural.
16h30 - Vivências Ancestrais Painel de conteúdo.
17h30 - Afrobaile B2B Baile Charme Apresentação cultural.
19h - Dj Léa Apresentação cultural.
Conheça mais sobre as empreendedoras que vão participar
Verdin Brechó - Nilza Lima (Coque) - Vestuário e acessórios manuais slow fashion. Moda autoral sustentável especializada em Tie Dye para o dia a dia e também bailes, festas e eventos. Contato: @verdin_brecho /
InMariland - Mariana Rocha (Macaxeira) - Bonecas personalizadas com referências à cena pop, ao cinema e à cultura LGBT. Na internet, cria conteúdos sobre o processo criativo de cada peça que produz. Contato: @inmariland /
Monteiro Nail - Maria Eduarda (Brasília Teimosa) - Unhas artísticas voltadas à quebra de padrões e personalização de estilo. Contato: @monteiro.nail /
Do meu fluir - Juliana Araújo (Santo Amaro) - Colares e brincos autorais pintados à mão com predominância de cores e geometrias que sugerem movimento e expressam identidade. Contato: @domeufluir /
Noda PE (@noda.pe) - Diego Santos (Córrego do Jenipapo) - Acessórios, utilitários e peças decorativas que expressam o bairrismo pernambucano e a afirmação da identidade regional do Nordeste brasileiro. Contato: @noda.pe /
Dani Sobrancelhas - Danielle Ferreira (Brasília Teimosa) - Design de sobrancelhas que transforma arte em autoestima para as mulheres. Contato: @danii_sobrancelhaas /
Marinho Laces - Joana Marinho (Pina) - Apliques de rabos de cavalo, laces e acessórios. Contato: @marinholaces /
Dhuzati Antiespecista - Akuenda Translésbicha (Dois Irmãos) - Salgados veganos prontos para consumo, frutos de uma iniciativa que objetiva a descolonização alimentar e do habitar no mundo, prezando a relação de cuidado entre humanos e não humanos, inspiradas em cosmologias ameaçadas pela colonização. Contatos: @dhuzati
Salão Afro Anastacia by Fabíola - Ana Fabíola Nascimento (Boa Vista) - Serviço de trancista direcionado a empoderar a população negra, conscientizar e fortalecer o autocuidado como forma de estimular a autoestima e a identidade cultural afro-brasileira. Contato: @anastaciabyFabiola
Dynamite Girls Acessórios - Trícia Paula (Jardim São Paulo) - Joias autorais que expressam a moda e a cultura Hip Hop como ferramenta política e de expressão, propagando a relação ancestral dos acessórios com os ritmos urbanos e periféricos. Contato: @dynamitegirlsacessorios
A Famosinha das Tranças - Miqueline Batista (Brasília Teimosa) - Serviços de tranças e penteados afro. Contato: @afamosinhadastrancas
Negra Rosa - Marta Soares (Jaboatão) - Produtos de skincare, maquiagem e cabelo focados na pluralidade dos tons de peles negras e cabelos crespos e cacheados. Contato: @Martaalmeida1_
Luvoar - Luana Cristina Souza de Oliveira (Brasília Teimosa) - Moda praia e casual de fabricação própria. Contato: @luvoar
Maré Clothing - Patrícia de Oliveira Souza (Pina) - Moda sustentável inspirada em elementos da natureza. Contato: @mare_clothing
Lady Cya - Cleyse Amaral (Pina) - Moda urbana autoral que estimula o empoderamento através da expressão pessoal. Contato: @lady.cya / 81 99943-7868
Lassana Moda Africana - Lassana Mangassouba (Boa Vista) - Roupas africanas produzidas pelo estilista e costureiro senegalês Lassana Mangassouba. Contato: @Lassanamoda /
Timoteo - Tiago Santos Salvador de Araújo (Pina) - Roupas de produção artesanal e responsável, em que mais de 60% da matéria-prima é proveniente do reaproveitamento de retalhos de tecidos naturais. Contato: @timoteoinsta
Kimiquilki da Lâmina - Ronaldo Francisco da Silva (Pina)- Serviço de barbearia, com cortes, pinturas e desenhos criativos. Contato: @quimiquilkidalamina / 81 99884-8955
Modamangue - Luciana Maria da Silva (Brasília Teimosa) - Biojoias feitas com resíduos da pesca, identidade e um profundo afeto pelo povo da praia. Contato: @modamangue
Fico Odara - Odara Passos (Madalena) - Moda slow fashion, criativa, autoral, e sustentável. Contato: @ficoodara
Essencial Design Afetivo - Maria de Fátima (Torre) - Acessórios e peças decorativas. Contato: @essencial.design.afetivo
Feitos a Amor - Márcia Feitosa dos Santos (Boa Vista) - Cosméticos naturais e veganos. Contato: @feitosaamor
Duife - Larissa Armstrong (Encruzilhada) - Roupas e acessórios autorais. Contato: @du.ife
Omaia - Robson Rodrigues (Santo Amaro) - Acessórios em couro. Contato: @omaia / 81 99808-3744
Marly Soares Joias Artesanais - Marly Soares (Espinheiro) - Joias em prata. Contato: marly.soaresjoiasartesanais
Comentários