X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

RioMar recebe 3ª edição da Expo Preta com Zezé Motta e Dona Carmem Virginia

Evento contará com 25 estandes de pessoas afroempreendedoras oriundas de 14 bairros do Recife.


Imagem ilustrativa da imagem RioMar recebe 3ª edição da Expo Preta com Zezé Motta e Dona Carmem Virginia
Haverá programação cultural diversificada e desfile de moda. Todas as atrações são gratuitas |  Foto: Divulgação

A Expo Preta RioMar chega à sua terceira edição em 2024 destacando que a valorização da cultura negra e a busca por igualdade racial devem ser pautas permanentes ao longo do ano, e não somente em novembro, Mês da Consciência Negra.

Realizado em parceria entre o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) e o RioMar Recife, o evento desta vez acontece de 16 a 18 de agosto.

"A mudança é importante para mostrarmos que a promoção de uma sociedade mais justa, diversa e igualitária não se restringe a um período específico, mas deve ser perene", explica a gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal.

Não por acaso, desde a última edição da Expo Preta RioMar, várias outras ativações foram realizadas sob a chancela do evento.

De acordo com Denielly Halinski, gerente de Marketing do RioMar Recife, o shopping tem se empenhado em homenagear a cultura negra ao longo do ano. Em maio, o Festival RioMar de Literatura destacou autores negros e promoveu plenárias sobre negritude. Durante o Carnaval e o São João, as homenagens continuaram nos camarins Expo Preta RioMar.

"Além disso, vitrines temáticas exibiram produtos de afroempreendedores locais e exposições, como a dedicada aos 100 anos do modernista Corbiniano Lins, em março, também receberam atenção especial. Em julho, o mês dedicado à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o shopping ofereceu um show com artistas negras de destaque", disse Denielly,

Expo Preta se consagra a cada ano como espaço de valorização

Imagem ilustrativa da imagem RioMar recebe 3ª edição da Expo Preta com Zezé Motta e Dona Carmem Virginia
|  Foto: Divulgação

Muda o mês, mas permanece a essência da Expo Preta RioMar, que se consagra a cada ano como espaço de valorização, celebração e difusão da cultura negra e do afroempreendedorismo.

A programação sempre diversificada já teve carimbó e outros sons da região amazônica trazidos pela multiartista paraense Gaby Amarantos para o show de abertura, que aconteceu nesta última quinta-feira (15), no Teatro RioMar.

A apresentação, aliás, foi a única atração paga do evento. Todas as demais atividades são inteiramente gratuitas, sempre a partir das 12h, no piso L3.

Entre as novidades da 3ª Expo Preta RioMar, está o Cine Barulho, mostra de curtas-metragens elaborados por jovens do IJCPM e debate mediado por Lucas Marçal.

Estão confirmados também pocket show da cantora e violinista baiana Marcia Castro, além de encontros com a chef pernambucana Dona Carmem Virginia e com a atriz e cantora fluminense Zezé Motta, que comemora em 2024 seus 80 anos de idade e mais de 50 de carreira.

AFROEMPREENDEDORISMO

Em 2024, a Expo Preta RioMar contará com 25 estandes de pessoas afroempreendedoras oriundas de 14 bairros do Recife.

Esta é a primeira vez que o evento, antes voltado para a participação de quem atua no entorno do RioMar, passa a incluir empreendimentos de toda a capital pernambucana. Dessa forma, a 3ª Expo Preta RioMar terá 15 estreantes entre as pessoas expositoras.

As áreas de atuação também foram ampliadas, incluindo produtos naturais e para alimentação; entretenimento infanto juvenil; moda autoral/artesanal; serviços e produtos de beleza; e produtos e serviços associados à sustentabilidade.

As pessoas afroempreendedoras foram selecionadas a partir de um processo de inscrições online e participaram de Programa de Formação no IJCPM focado em técnicas de vendas e atendimento, gestão de finanças, planejamento e controle do tempo, ativação de marca e eventos sustentáveis.

Além da oportunidade de exibir seus produtos e serviços sem custos para um público diverso, todas as pessoas participantes receberam uma cota de patrocínio no valor de R$ 400, para impulsionamento de suas marcas.

PLAYLIST A COISA TÁ PRETA! DÁ O TOM

Antes e depois de todas as atividades culturais e educativas da Expo Preta RioMar, a playlist de hits nacionais e internacionais A Coisa Tá Preta! dará o tom do evento.

Nesta sexta-feira (16/8), dia focado na juventude, os trabalhos começam ao meio-dia. A primeira atração é DJ Boneka, seguida da oficina de Afrobetização, que promove jogos de leitura e contação de histórias.

Às 16h, o grupo Coco Abre Caminhos se apresenta, seguido pelo cine debate Cine Barulho, mediado por Lucas Marçal. O dia inclui ainda o painel Juventude Negra VIVA! e apresentações culturais de 6ta MC e Márcia Castro.

Já no sábado (17/8), a programação começa com o DJ Jeff, seguido por painéis sobre educação financeira, saúde corporal e a vivência de travestis negras.

O Afrobaile B2B Baile Charme promete animar a tarde, e à noite, os painéis com Dona Carmem Virginia e Zezé Motta, ambos mediados por Pedro Lins e oferecidos pelo RioMar, trarão histórias inspiradoras de empreendedorismo e cultura. DJ Milena Cinismo encerra a noite com muita música.

No último dia (18/8), o evento começa com a apresentação de maracatu pela Cia. Agebês - Maracatu Nação Porto Rico, seguido por roda de samba infantil, com contação de histórias conduzida por Kemla Baptista.

A programação segue com painéis que discutem o antirracismo na prática e o racismo religioso. Sucesso na edição de 2023, o desfile de moda se consolida neste ano, agora abrangendo todas as marcas. O dia continuará com painéis sobre vivências ancestrais, encerrando com o Afrobaile B2B Baile Charme e a DJ Léa.

A 3ª Expo Preta RioMar tem produção do IJCPM e RioMar Recife, em parceria com Mari Passos (Produtora Mari Passos) e Rafaela Gomes (Kilombo Urbano), além de consultoria jurídica do Instituto Enegrecer.

Desde sua criação, em 2022, o evento destaca-se como uma plataforma de valorização e impulsionamento de pessoas afroempreendedoras. Mais de 100 pequenos empreendimentos já foram impactados nas edições anteriores, através da ampliação de sua visibilidade e geração de novos negócios. Já na primeira edição, a Expo foi reconhecida com o primeiro lugar no Prêmio Abrasce, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.

Programação cultural

Dia 1 - Sexta-feira (16/08)

12h - A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.

13h - Dj Boneka Apresentação cultural.

14h - Oficina de Afrobetização Jogos de leitura e contação de histórias.

16h - Coco Abre Caminhos Apresentação cultural.

16h30 - Cine Barulho Cine debate com Lucas Marçal.

17h30 - Juventude negra VIVA! Painel de conteúdo.

18h30 - 6ta MC Apresentação cultural.

19h - Márcia Castro (OFERECIMENTO RIOMAR).

20h30 - A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.

Dia 2 - Sábado (17/08)

12h - A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.

13h - Dj Jeff Apresentação cultural.

14h - Educação Financeira Painel de conteúdo.

15h - Saúde e corpo em movimento Painel de conteúdo/apresentação cultural.

16h - Travestis negras vivas! Painel de conteúdo.

17h - Afrobaile B2B Baile Charme Apresentação cultural.

18h - Painel com Dona Carmem Virginia (OFERECIMENTO RIOMAR).

19h - Painel com Zezé Motta (OFERECIMENTO RIOMAR).

20h - Dj Milena Cinismo Apresentação cultural.

Dia 3 - Domingo (18/08)

12h - CIA Agebês - Maracatu Nação Porto Rico Apresentação cultural.

12h30 - Antirracismo na prática: o papel das pessoas aliadas Painel de conteúdo.

13h30 - Sambando Miudinho Apresentação cultural.

15h - Racismo religioso: o que é e como combater? Painel de conteúdo.

15h40 - Desfile de marcas Apresentação cultural.

16h30 - Vivências Ancestrais Painel de conteúdo.

17h30 - Afrobaile B2B Baile Charme Apresentação cultural.

19h - Dj Léa Apresentação cultural.

Conheça mais sobre as empreendedoras que vão participar

Verdin Brechó - Nilza Lima (Coque) - Vestuário e acessórios manuais slow fashion. Moda autoral sustentável especializada em Tie Dye para o dia a dia e também bailes, festas e eventos. Contato: @verdin_brecho /

InMariland - Mariana Rocha (Macaxeira) - Bonecas personalizadas com referências à cena pop, ao cinema e à cultura LGBT. Na internet, cria conteúdos sobre o processo criativo de cada peça que produz. Contato: @inmariland /

Monteiro Nail - Maria Eduarda (Brasília Teimosa) - Unhas artísticas voltadas à quebra de padrões e personalização de estilo. Contato: @monteiro.nail /

Do meu fluir - Juliana Araújo (Santo Amaro) - Colares e brincos autorais pintados à mão com predominância de cores e geometrias que sugerem movimento e expressam identidade. Contato: @domeufluir /

Noda PE (@noda.pe) - Diego Santos (Córrego do Jenipapo) - Acessórios, utilitários e peças decorativas que expressam o bairrismo pernambucano e a afirmação da identidade regional do Nordeste brasileiro. Contato: @noda.pe /

Dani Sobrancelhas - Danielle Ferreira (Brasília Teimosa) - Design de sobrancelhas que transforma arte em autoestima para as mulheres. Contato: @danii_sobrancelhaas /

Marinho Laces - Joana Marinho (Pina) - Apliques de rabos de cavalo, laces e acessórios. Contato: @marinholaces /

Dhuzati Antiespecista - Akuenda Translésbicha (Dois Irmãos) - Salgados veganos prontos para consumo, frutos de uma iniciativa que objetiva a descolonização alimentar e do habitar no mundo, prezando a relação de cuidado entre humanos e não humanos, inspiradas em cosmologias ameaçadas pela colonização. Contatos: @dhuzati

Salão Afro Anastacia by Fabíola - Ana Fabíola Nascimento (Boa Vista) - Serviço de trancista direcionado a empoderar a população negra, conscientizar e fortalecer o autocuidado como forma de estimular a autoestima e a identidade cultural afro-brasileira. Contato: @anastaciabyFabiola

Dynamite Girls Acessórios - Trícia Paula (Jardim São Paulo) - Joias autorais que expressam a moda e a cultura Hip Hop como ferramenta política e de expressão, propagando a relação ancestral dos acessórios com os ritmos urbanos e periféricos. Contato: @dynamitegirlsacessorios

A Famosinha das Tranças - Miqueline Batista (Brasília Teimosa) - Serviços de tranças e penteados afro. Contato: @afamosinhadastrancas

Negra Rosa - Marta Soares (Jaboatão) - Produtos de skincare, maquiagem e cabelo focados na pluralidade dos tons de peles negras e cabelos crespos e cacheados. Contato: @Martaalmeida1_

Luvoar - Luana Cristina Souza de Oliveira (Brasília Teimosa) - Moda praia e casual de fabricação própria. Contato: @luvoar

Maré Clothing - Patrícia de Oliveira Souza (Pina) - Moda sustentável inspirada em elementos da natureza. Contato: @mare_clothing

Lady Cya - Cleyse Amaral (Pina) - Moda urbana autoral que estimula o empoderamento através da expressão pessoal. Contato: @lady.cya / 81 99943-7868

Lassana Moda Africana - Lassana Mangassouba (Boa Vista) - Roupas africanas produzidas pelo estilista e costureiro senegalês Lassana Mangassouba. Contato: @Lassanamoda /

Timoteo - Tiago Santos Salvador de Araújo (Pina) - Roupas de produção artesanal e responsável, em que mais de 60% da matéria-prima é proveniente do reaproveitamento de retalhos de tecidos naturais. Contato: @timoteoinsta

Kimiquilki da Lâmina - Ronaldo Francisco da Silva (Pina)- Serviço de barbearia, com cortes, pinturas e desenhos criativos. Contato: @quimiquilkidalamina / 81 99884-8955

Modamangue - Luciana Maria da Silva (Brasília Teimosa) - Biojoias feitas com resíduos da pesca, identidade e um profundo afeto pelo povo da praia. Contato: @modamangue

Fico Odara - Odara Passos (Madalena) - Moda slow fashion, criativa, autoral, e sustentável. Contato: @ficoodara

Essencial Design Afetivo - Maria de Fátima (Torre) - Acessórios e peças decorativas. Contato: @essencial.design.afetivo

Feitos a Amor - Márcia Feitosa dos Santos (Boa Vista) - Cosméticos naturais e veganos. Contato: @feitosaamor

Duife - Larissa Armstrong (Encruzilhada) - Roupas e acessórios autorais. Contato: @du.ife

Omaia - Robson Rodrigues (Santo Amaro) - Acessórios em couro. Contato: @omaia / 81 99808-3744

Marly Soares Joias Artesanais - Marly Soares (Espinheiro) - Joias em prata. Contato: marly.soaresjoiasartesanais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: