X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Recife abraça a paradiplomacia: uma nova semana de intercâmbio global

Iniciativa visa incentivar investimentos, promover intercâmbio de informações e cooperação técnica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recife abraça a paradiplomacia: uma nova semana de intercâmbio global
Além de Isabella de Roldão, evento de assinatura contou com a presença de representantes diplomáticos |  Foto: Carol Bezerra/Prefeitura do Recife

Na segunda-feira (6), a cidade do Recife deu um passo significativo em direção à promoção da cooperação internacional e à solidificação de relações globais ao sancionar a lei que institui a "Semana Municipal da Paradiplomacia."

Sob a liderança da prefeita em Exercício, Isabella de Roldão (PDT), a iniciativa entra para o Calendário Oficial de Eventos do Recife, com realização anual programada para a última semana de setembro.

O principal propósito da Semana é promover o intercâmbio de informações, cooperação técnica e a criação de fóruns de discussão que fortaleçam as relações entre países, estados e municípios.

Questões globais como sustentabilidade, planejamento urbano, migração e a Agenda 2030 serão abordadas, colocando o Recife na vanguarda das iniciativas de paradiplomacia no Brasil.

A prefeita em Exercício, Isabella de Roldão, destaca a importância do evento: "um dos principais objetivos da Semana da Paradiplomacia é promover iniciativas de Cooperação Internacional para o desenvolvimento da nossa cidade, a exemplo do desenvolvimento sustentável."

O Recife, reconhecido como o principal hub consular do Norte e Nordeste do Brasil, abriga mais de 40 consulados em sua região metropolitana. Com a instituição da Semana Municipal da Paradiplomacia, a cidade busca demonstrar seu potencial estratégico, a capacidade de atrair investimentos e, especialmente, a capacidade de executar grandes projetos e programas.

O evento de assinatura contou com a presença de representantes diplomáticos, incluindo a cônsul-Geral da Argentina, Julieta Grande, Larissa Brucksy, cônsul do Reino Unido, Thales Castro, cônsul Honorário de Malta, e Rosa Sánchez-Cascado, diretora do Instituto Cervantes.

A paradiplomacia ganha destaque como uma ferramenta poderosa para estabelecer conexões internacionais e fortalecer o papel do Recife no cenário global. Com a Semana Municipal da Paradiplomacia, a Prefeitura do Recife busca atrair olhares e investimentos, promover desenvolvimento e crescimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: