Recife abraça a paradiplomacia: uma nova semana de intercâmbio global
Iniciativa visa incentivar investimentos, promover intercâmbio de informações e cooperação técnica
Escute essa reportagem
Na segunda-feira (6), a cidade do Recife deu um passo significativo em direção à promoção da cooperação internacional e à solidificação de relações globais ao sancionar a lei que institui a "Semana Municipal da Paradiplomacia."
Sob a liderança da prefeita em Exercício, Isabella de Roldão (PDT), a iniciativa entra para o Calendário Oficial de Eventos do Recife, com realização anual programada para a última semana de setembro.
O principal propósito da Semana é promover o intercâmbio de informações, cooperação técnica e a criação de fóruns de discussão que fortaleçam as relações entre países, estados e municípios.
Questões globais como sustentabilidade, planejamento urbano, migração e a Agenda 2030 serão abordadas, colocando o Recife na vanguarda das iniciativas de paradiplomacia no Brasil.
A prefeita em Exercício, Isabella de Roldão, destaca a importância do evento: "um dos principais objetivos da Semana da Paradiplomacia é promover iniciativas de Cooperação Internacional para o desenvolvimento da nossa cidade, a exemplo do desenvolvimento sustentável."
O Recife, reconhecido como o principal hub consular do Norte e Nordeste do Brasil, abriga mais de 40 consulados em sua região metropolitana. Com a instituição da Semana Municipal da Paradiplomacia, a cidade busca demonstrar seu potencial estratégico, a capacidade de atrair investimentos e, especialmente, a capacidade de executar grandes projetos e programas.
O evento de assinatura contou com a presença de representantes diplomáticos, incluindo a cônsul-Geral da Argentina, Julieta Grande, Larissa Brucksy, cônsul do Reino Unido, Thales Castro, cônsul Honorário de Malta, e Rosa Sánchez-Cascado, diretora do Instituto Cervantes.
A paradiplomacia ganha destaque como uma ferramenta poderosa para estabelecer conexões internacionais e fortalecer o papel do Recife no cenário global. Com a Semana Municipal da Paradiplomacia, a Prefeitura do Recife busca atrair olhares e investimentos, promover desenvolvimento e crescimento.
Comentários