X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Porto de Suape movimenta mais de 3 mil veículos numa única operação

Megaoperação começou por volta das 14h30 desta quinta-feira, com previsão para ser concluída na madrugada deste sábado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Porto de Suape movimenta mais de 3 mil veículos numa única operação
|  Foto: Divulgação/Suape

Entre embarque e desembarque de automóveis, o hub de veículos do Porto de Suape vai registrar, entre as 15h desta quinta-feira (17) até a madrugada de sábado (19), a movimentação de nada menos do que 3.010 unidades de modelos e fabricantes diversos.

Trata-se de mais uma megaoperação do setor, mobilizando dezenas de trabalhadores. O tempo nublado, com chuvas esparsas, não é impedimento para este tipo de operação, que envolve o navio ro-ro Canadian Highway, de bandeira panamenha, que atracou em Pernambuco para desembarcar unidades importadas da Volkswagen Toyota e General Motors e, posteriormente, embarcar modelos fabricados no polo automotivo da Stellantis, localizado em Goiana, Zona da Mata Norte do Estado.

A megaoperação demonstra que o hub de veículos de Suape segue colhendo resultados bastante significativos. O atracadouro pernambucano registrou crescimento de 60% no primeiro semestre do ano, número comparado ao mesmo período do ano passado. 

Transitaram, até o momento, 50.800 automóveis, entre exportação e importação. A expectativa é de que esse percentual cresça ainda mais até o final de 2023. Após a desatracação, O Canadian Highway segue viagem para a Argentina. 

“Esse é mais um resultado expressivo de movimentação portuária que indica estamos no caminho certo. Muito planejamento, dedicação e a agilidade necessária nesse tipo de operação. Tudo isso aliado à inovação no segmento. Estamos muito satisfeitos com os resultados do porto no primeiro semestre do ano, que cresceu 5% no volume de cargas movimentadas (em relação ao ano passado, no mesmo período). O nosso atracadouro é case de sucesso, sendo o sexto em movimento entre os portos públicos brasileiros”, afirma o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot. 

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro, os bons números revelam o crescimento exponencial desse tipo de carga. Julho foi o segundo melhor mês do ano, com 8.677 veículos movimentados, só perdendo para abril, que somou 11.707 unidades, um crescimento de 197% em relação ao mesmo período do ano anterior.  

“Até o momento, já ocorreram 899 atracações no porto de todos os tipos de cargas. Os resultados positivos são consequência da boa estrutura portuária e investimentos em inovação no setor”, pontua.

Suape dispõe de três pátios públicos para o armazenamento de automóveis e capacidade de movimentação anual de 250 mil carros. O hub, o maior do Norte/Nordeste, opera com exportação, importação e transbordo. 

Pernambuco é a porta de saída para os carros da Stellantis, tendo como destino países como Argentina e México. No setor de importação, o porto recebe unidades da Toyota e da General Motors (GM), além de realizar operação de transbordo de veículos fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente americano.

Inovação

Para garantir eficiência e agilidade nesse tipo de operação, estão sendo implantadas tecnologias inovadoras em Suape. Em abril passado, a estatal portuária aderiu à solução de Video Analytics conectada com 5G AS, para otimizar a logística nos pátios de veículos do porto. A bem-sucedida iniciativa aconteceu em parceria com a Embratel/Claro e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: