Pernambuco é o destino mais vendido da CVC em 2025, com crescimento de 20%
Segundo a governadora Raquel Lyra (PSD), o desempenho é resultado direto de uma estratégia afinada entre poder público e iniciativa privada
Escute essa reportagem

Porto de Galinhas virou vitrine, mas é o conjunto da obra que coloca Pernambuco no topo. Segundo a operadora CVC, uma das maiores do mundo, o Estado é o destino brasileiro mais vendido de 2025, com um crescimento de 20% nas vendas em comparação com o ano passado. Segundo a governadora Raquel Lyra (PSD), o desempenho é resultado direto de uma estratégia afinada entre poder público e iniciativa privada, voltada para consolidar o turismo como motor da economia.
A força da liderança pernambucana está ancorada em um portfólio diverso: de pousadas charmosas a resorts luxuosos, com destaque para o litoral de Ipojuca. Mas não para por aí — o Estado se destaca também pela estrutura, conectividade e hospitalidade.
“O Turismo é uma indústria importante para o desenvolvimento de Pernambuco, da economia local até a rede hoteleira, com empreendimentos que geram empregos diretos e indiretos em diversas áreas. Através do trabalho integrado da Secretaria de Turismo, Empetur, e de todo o governo, apresentamos o que Pernambuco tem a oferecer, e o turista que chega encontra um povo acolhedor e um ambiente propício para descansar, se divertir e fazer negócios”, declarou a governadora Raquel Lyra.
Entre as ações executadas ao longo de 2025 estão a capacitação de agentes de viagens, realização de roadshows dentro e fora do Brasil, parcerias com operadoras e participação contínua em feiras e eventos do setor.

“O reconhecimento da CVC confirma que estamos no caminho certo. Isso é fruto do trabalho do Governo do Estado, junto ao trade turístico, que desde o início da atual gestão vem capacitando e valorizando os operadores de viagens, mostrando sua importância para o nosso Estado. Vamos continuar trabalhando porque o segundo semestre está cheio de feiras, eventos e ações para mostrarmos e comprovarmos que Pernambuco é um estado naturalmente incrível”, disse Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
A avaliação do mercado é reforçada por quem entende de produto turístico.
"Pernambuco guarda paraísos exclusivos, além de uma conectividade aérea e terrestre que facilita o acesso de brasileiros de norte a sul. Recife é o portão de entrada para quem busca a história de Olinda, as praias incríveis de Porto de Galinhas, além de conectar com Fernando de Noronha, eleita uma das praias mais lindas do mundo", revelou Rodrigo Galvão, diretor de produtos nacionais da CVC.
Números confirmam o bom momento
Os bons resultados comerciais da CVC caminham em paralelo com os dados oficiais do IBGE. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), Pernambuco registrou, entre janeiro e maio de 2025, um crescimento de 9,5% na receita das atividades turísticas em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume de serviços prestados no setor também avançou 2,6%.
Em comparação com os números pré-pandemia, os avanços são ainda mais expressivos: alta de 8,6% no volume de serviços turísticos e aumento de 51,2% na receita nominal em relação a 2019.
Comentários