X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Governo do Estado abre Feirão de Empregos e entrega nova Casa do Trabalhador

Espaço também conta com uma unidade do Centro de Qualificação da Mulher


Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado abre Feirão de Empregos e entrega nova Casa do Trabalhador
Em discurso, governadora Raquel Lyra diz que Casa do Trabalhador |  Foto: Divulgação / Miva Filho / Secom-PE

Nesta quinta-feira (2), a governadora Raquel Lyra (PSDB) marcou presença na inauguração de mais uma Casa do Trabalhador em Pernambuco, situada no município de Caruaru, no Agreste Central. Esta nova estrutura, sendo a segunda do Estado, também abriga uma unidade do Centro de Qualificação da Mulher.

Durante sua visita à Capital do Agreste, a líder do Executivo estadual deu início ao Feirão de Empregos, uma iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe).

No terceiro mês do ano, o estado de Pernambuco registrou um saldo positivo de 1.364 novas carteiras assinadas. Esse marco representa a primeira vez em que as admissões superaram as demissões no mês de março desde o início da mensuração das estatísticas do emprego formal pelo Novo Caged, em 2020.

“Nosso time tem trabalhado fortemente para garantir que Pernambuco possa ser um Estado muito melhor para empreender e gerar emprego e renda para o nosso povo. Neste contexto, Caruaru comemora ser a cidade do interior que mais gerou oportunidades. Sabemos da importância de espaços como esses, que serão a porta de acesso para que a população pernambucana possa ingressar no mercado de trabalho”, destacou Raquel Lyra.

A Casa do Trabalhador é uma reestruturação da tradicional Agência do Trabalho, promovida pela parceria entre os governos estadual e federal. A iniciativa pretende ampliar e modernizar o funcionamento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em todo o Brasil.

Em Pernambuco, a unidade central, no Recife, foi a primeira do país a passar pela renovação. “Sabemos que, em Pernambuco, cada município tem uma realidade econômica diferente. Juntos, vamos conseguir interiorizar, dialogar e replicar essas ações”, ressaltou a superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Patrícia Anjos.

A Casa do Trabalhador ofertará consulta e encaminhamento para vagas de emprego, habilitação ao Seguro Desemprego; apoio psicológico com foco na orientação profissional; ilha digital; laboratório de informática, brinquedoteca; e Cabide Solidário (doação de roupas adequadas para participação em entrevistas de emprego). O espaço fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 147, Centro, Caruaru, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

A deputada estadual Débora Almeida (PSDB), reconheceu o esforço do Governo do Estado em interiorizar serviços como estes. “É gratificante ver as ações do Governo de Pernambuco chegando no interior. Hoje nós temos uma gestão que olha para todas as regiões sem distinção, distribuindo o desenvolvimento do nosso Estado para todos", observou a parlamentar.

De acordo com a titular da Sedepe, Amanda Aires, o equipamento tem o objetivo de trazer dignidade, justiça e inclusão social por meio do trabalho, em um mês tão representativo, no qual se celebra o Dia do Trabalhador. “O equipamento dispõe de um melhor ambiente para que os trabalhadores se sintam acolhidos nessa busca pelo emprego”, ressaltou a secretária.

Instalado dentro da Casa do Trabalhador, o Centro de Qualificação da Mulher tem o objetivo de proporcionar formação sociopolítica, técnica e empreendedora.

Lá, serão ofertados cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas.

O cronograma de capacitações da unidade Caruaru será divulgado periodicamente no site www.sedepe.pe.gov.br, com início da programação previsto para a segunda quinzena do mês de maio.

Presente nas agendas, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, enfatizou a importância da chegada do espaço em um momento de festividade na cidade.

“O São João chega trazendo milhares de empregos temporários para o nosso povo. É uma culminância dentro de um processo que não começou hoje, mas está ainda mais firme com a parceria com o Governo do Estado no fomento, na criação e geração de emprego e renda”, pontuou o gestor.

FEIRÃO DE EMPREGOS — O Feirão contou com a participação de 24 empresas ofertando oportunidades em diversas áreas. Foram disponibilizadas 600 vagas para que a população de diversos municípios pudessem ir em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Diane Bruna, de 37 anos, mora na cidade de Lagoa dos Gatos e foi ao Feirão em busca do primeiro emprego de carteira assinada. ”Eu já consegui trabalhos informais, mas nunca formal. Espero sair daqui hoje com um emprego e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, concluiu a pernambucana.

Também acompanharam as agendas o deputado estadual Joãozinho Tenório; os prefeitos Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe) e Dió Filho (Riacho das Almas), os secretários coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Mariana Melo (Mulher); além do presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta; e os vereadores Izaac da Saúde, Aline Nascimento, Nelson Diniz e Lula Tôrres.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: