Governo de Pernambuco anuncia quase 21 mil vagas em nova etapa do Qualifica PE
Cronograma prevê oferta gratuita de cursos técnicos e empreendedores em todo o Estado. Inscrições já estão abertas
Escute essa reportagem

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), abriu inscrições para um novo ciclo do programa Qualifica PE, que vai ofertar quase 21 mil vagas em cursos gratuitos nos próximos seis meses.
A iniciativa contempla capacitações profissionais e empreendedoras, com turmas presenciais voltadas à população em geral e a grupos específicos, como mulheres encarceradas e trabalhadores do Programa Chapéu de Palha.
Cursos para o mercado de trabalho e empreendedorismo
Serão ofertadas 9,9 mil vagas em cursos presenciais de qualificação profissional para atuação em setores como indústria, comércio e serviços, além de 11 mil vagas em capacitações voltadas ao empreendedorismo. A programação de agosto tem início na próxima segunda-feira (4), com inscrições já abertas pelo site da secretaria.
No Recife, por exemplo, há cursos de Sistemas de Energia Solar Fotovoltáicas - SENAI; Técnicas de Guiamento Turístico - SENAC; Técnicas em Instalações Elétricas Prediais - SENAI; Operação de Empilhadeira - SENAI; Formação de Garçom - SENAC; Logística, marketing e vendas - SENAC; Empreendedorismo Digital - SENAC; Prática Profissional em Hotelaria - SENAC; Cozinha Brasileira - SENAC
Veja, neste link, outros cursos e cidades
“É uma alegria dar continuidade a esse programa, que já qualificou mais de 5 mil pernambucanos e pernambucanas. Pretendemos alcançar todas as 12 regiões de desenvolvimento do Estado com cursos que preparem as pessoas para o mercado ou para gerir seus próprios negócios de maneira mais assertiva” Manuca, Secretário de
Qualificação profissional com apoio do Sistema S
As formações profissionais serão oferecidas em parceria com o Senai e o Senac, com cursos que variam entre 15 e 108 horas/aula. Entre as áreas contempladas estão gastronomia, beleza, mecânica, gestão, turismo, moda, energia, telecomunicações, refrigeração e climatização, entre outras.
Capacitação empreendedora com foco em Finanças, Marketing e Gestão
Na modalidade empreendedora, serão ofertadas trilhas de capacitação com até 16 horas/aula, divididas em cinco formações nas áreas de empreendedorismo, finanças e marketing. As aulas serão ministradas pelo Sebrae, com foco em quem deseja iniciar ou desenvolver seu próprio negócio.
Acesso também para populações específicas
O programa também contempla públicos em situação de vulnerabilidade. Um dos focos é a população privada de liberdade: o curso “Design de Mechas” foi o primeiro da nova fase, iniciado na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife.
“O objetivo é promover o resgate social dessas pessoas, oferecendo a chance de recomeçar com capacitação e mais chances reais de inserção no mercado”, destaca o secretário Manuca.
Novidade: capacitação para trabalhadores do Chapéu de Palha
Em 2025, o Qualifica PE passa a atender também os beneficiários do Programa Chapéu de Palha, com 650 vagas em áreas como alimentos, construção civil, mecânica, vestuário e setor automotivo.
“Esses trabalhadores rurais enfrentam a sazonalidade das atividades na cana-de-açúcar, fruticultura e pesca. Queremos oferecer alternativas de renda para além do benefício”, afirma Tatiana Ferraz, secretária executiva de Trabalho e Qualificação.
Inscrições abertas; aulas começam em 4 de agosto
A primeira rodada de cursos começa em 4 de agosto, com 1.250 vagas distribuídas em 31 municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site
Comentários