Expo Favela Innovation Pernambuco começa nesta sexta-feira no Recife
Pela primeira vez na capital pernambucana, a feira tem expandido para formatos regionais, gerando mais oportunidades de negócios em comunidades locais
Escute essa reportagem
Nesta sexta (13) e sábado (14), a etapa regional da Expo Favela Innovation Pernambuco, maior feira de negócios de favela do mundo, desembarca no Recife. O encontro busca potencializar empreendedores e negócios das comunidades locais, com representatividade e maior visibilidade das cadeias regionais no evento nacional. A programação, com conferências e atividades culturais, acontece no Compaz Ariano Suassuna, no bairro de San Martin, zona oeste da cidade.
A programação conta com a participação de nomes como a ativista e modelo brasileira Domitila Barros e Rodrigo Minotauro. Os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e outras atrações que visam ao fortalecimento da cadeia produtiva das favelas de Pernambuco.
A Expo Favela 2023 é uma feira de negócios realizada pela Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). Neste ano, pela primeira vez, a feira tem expandido o seu formato, passando a ser realizada regionalmente, além de manter sua versão nacional.
Nos eventos programados neste ano para 20 Estados, os melhores negócios e ideias serão selecionados para participar da Expo Favela Nacional, que será realizada na Expo Center Norte, em São Paulo, no início de dezembro.
“Estamos com tudo preparado para fazer história no Recife. Serão dois dias promovendo uma conexão entre favela e asfalto como jamais vista na cidade. A favela é a nossa grande potência, e um sonho sonhado conjuntamente é uma grande realidade, assim como é a Expo Favela”, diz a presidente da CUFA em Pernambuco, Altamiza Melo.
De acordo com o Data Favela, mais de 17,7 milhões de pessoas vivem nas favelas brasileiras. A favela movimenta mais de R$ 120 bilhões por ano e parte dessa renda vem do empreendedorismo. As inscrições para o Expo Favela Innovation Pernambuco são feitas gratuitamente no www.sympla.com.br/evento/expo-favela-pernambuco/2180213.
O Expo Favela Innovation Recife é patrocinado pela Prefeitura do Recife, Sebrae e Confederação Nacional da Indústria.
Veja a programação completa do Expo Favela Innovation em Pernambuco:
Sexta-feira (13)
10h - 10h30 | Boas-vindas com Jardim do Frevo e Matheus e Catirina
10h35 - 11h35 | Abertura Oficial ExpoFavela Innovation Pernambuco 2023, com participação de autoridades do poder público; representantes da CUFA e da Favela Holding
11h50 - 12h40 | Conferência: “Patrimônios Culturais da Favela há anos impactando vidas”, com participação Gilmar Bolla 8, Seu Vavá (Bloco banhista do Pina), Maria Helena (Afoxé Oyá Alaxé) e mediação de Elza Medeiros (Ibura Aê)
12h50 - 13h50 | Paredão Cultural, com Leyde do Banjo e às Mari’s do Samba
14h- 14h20 | Favela, economia criativa,geração de renda, sustentabilidade e impacto social, com Carbonel - Mangue Crew; Rostan; Ignus (Falas da Cena) e mediação de Eduardo Galvão
14h30 - 15h30 | Conferência: “A voz que vem das favelas: Sejamos voz, escuta e coragem”, com DJ BIG, Pedro Stylo - pão e tinta, Gabriela Barros - Coletivo Pretos é Chave Caruaru e mediação de Adriana Coutinho
15h40 - 16h40 | Conferência: Favela, superação e disciplina, com Rodrigo Minotauro e mediação de Fernando Esdras (Rede Globo)
17h30 - 18h30 | Show Combo X e Os Neiffs
Sábado (14)
10h - 10h30 | Conferência: “A favela é Potência: Periferia, Educação e Transformação Social”, com Marconi Ribeiro (Prefeitura do Recife), Nice Lima (Jornalista, radialista apresentadora) e Daniel Paixão (Fruto de favela)
10h35 - 10h50 | Batalha da Convenção: 50 anos de Hip Hop - favela potente e capaz
11h - 12h | Conferência: “Empreendedorismo social e conectividade”, com Domitila Barros
12h10 - 12h30 | Paredão Cultural: “Inteligência artificial no dia a dia”, com Ivison Sebrae Café Tec - Porto Digital
13h50 - 14h05 | Sete Palha
17h30 - 18h30 | Show Jameson Pancadão e Valquíria Santana
Comentários