X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Aeroporto do Recife registra maior movimentação dos últimos cinco anos

Segundo dados repassados pela operadora aeroportuária à Infraero, no mês passado 692 mil passageiros circularam pelo terminal aeroportuário


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aeroporto do Recife registra maior movimentação dos últimos cinco anos
|  Foto: Divulgação/Janaína Pepeu/Secom-PE

O Aeroporto Internacional dos Guarapes - Gilberto Freire, no Recife, administrado pela Aena Brasil, subsidiária da espanhola Aena, bateu recorde de movimentação de passageiros no último mês de julho, segundo divulgou nesta quinta-feira a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. Segundo dados repassados pela operadora aeroportuária à Infraero, no mês passado 692 mil passageiros circularam pelo terminal aeroportuário.

Os números representam um crescimento de 7,59% em relação ao mesmo mês de 2019, imediatamente anterior à pandemia da Covid-19, quando 644 mil passageiros passaram pelo aeroporto do Recife, e consolida o terminal como o maior de maior em movimentação do Nordeste. De janeiro a junho, foram mais de 4,3 milhões de pessoas que circularam no nosso maior terminal aéreo. No mesmo período, o aeroporto de Salvador, segundo maior da região, teve uma circulação de 3,4 milhões de passageiros.

Em 2020, primeiro ano da pandemia, foram registrados 98 mil, passando a 536 mil passageiros em 2021 e 668 mil no ano passado. 

Segundo dados apurados pelo Secretaria de Turismo do Estado junto à Polícia Federal, o Aeroporto dos Guararapes os principais mercados internacionais emissores de passageiros foram Portugal, Uruguai, Argentina, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Espanha, fruto do aumento da oferta internacional de voos. Os números relacionados ao embarque e desembarque de passageiros para o exterior alcançaram a marca de 12 mil embarques para destinos internacionais e 10 mil desembarcaram de voos vindos de países estrangeiros. 

Atualmente, a capital pernambucana tem conectividade aérea com Portugal, Argentina, Uruguai e dois voos para os Estados Unidos. No Brasil, o destaque é a ligação com o Aeroporto de Guarulhos, que lidera em embarques e desembarques domésticos no Aeroporto do Recife. De janeiro a maio, 696 mil pessoas tiveram como origem ou destino o terminal paulista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: