Aeroporto do Recife registra maior movimentação dos últimos cinco anos
Segundo dados repassados pela operadora aeroportuária à Infraero, no mês passado 692 mil passageiros circularam pelo terminal aeroportuário
Escute essa reportagem
O Aeroporto Internacional dos Guarapes - Gilberto Freire, no Recife, administrado pela Aena Brasil, subsidiária da espanhola Aena, bateu recorde de movimentação de passageiros no último mês de julho, segundo divulgou nesta quinta-feira a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. Segundo dados repassados pela operadora aeroportuária à Infraero, no mês passado 692 mil passageiros circularam pelo terminal aeroportuário.
Os números representam um crescimento de 7,59% em relação ao mesmo mês de 2019, imediatamente anterior à pandemia da Covid-19, quando 644 mil passageiros passaram pelo aeroporto do Recife, e consolida o terminal como o maior de maior em movimentação do Nordeste. De janeiro a junho, foram mais de 4,3 milhões de pessoas que circularam no nosso maior terminal aéreo. No mesmo período, o aeroporto de Salvador, segundo maior da região, teve uma circulação de 3,4 milhões de passageiros.
Em 2020, primeiro ano da pandemia, foram registrados 98 mil, passando a 536 mil passageiros em 2021 e 668 mil no ano passado.
Segundo dados apurados pelo Secretaria de Turismo do Estado junto à Polícia Federal, o Aeroporto dos Guararapes os principais mercados internacionais emissores de passageiros foram Portugal, Uruguai, Argentina, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Espanha, fruto do aumento da oferta internacional de voos. Os números relacionados ao embarque e desembarque de passageiros para o exterior alcançaram a marca de 12 mil embarques para destinos internacionais e 10 mil desembarcaram de voos vindos de países estrangeiros.
Atualmente, a capital pernambucana tem conectividade aérea com Portugal, Argentina, Uruguai e dois voos para os Estados Unidos. No Brasil, o destaque é a ligação com o Aeroporto de Guarulhos, que lidera em embarques e desembarques domésticos no Aeroporto do Recife. De janeiro a maio, 696 mil pessoas tiveram como origem ou destino o terminal paulista.
Comentários