Aeroporto de Caruaru: R$ 140 milhões em investimentos para ampliar a infraestrutura
Anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra e pelo ministro Silvio Costa Filho
Escute essa reportagem
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), revelaram, nesta sexta-feira (1), planos ambiciosos para o Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru.
O investimento anunciado, estimado em R$ 140 milhões, visa a expansão do terminal aéreo, estrategicamente localizado no principal polo de desenvolvimento do Agreste. A requalificação planejada para o aeródromo pretende posicionar o local como um competidor de peso dentro da malha aeroportuária nacional.
Com a expectativa de oferecer mais voos diários para destinos cruciais como São Paulo e Brasília, a iniciativa busca atender à crescente demanda por transporte aéreo na região. Os gestores formalizaram um termo de cooperação para viabilizar o início imediato das obras, que estão sendo conduzidas pelo Governo do Estado.
“Hoje é um dia de festa. Quem é do Agreste sabe o quanto essa obra foi sonhada pela população. Nossa região está sendo contemplada com um aeroporto que vai ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento econômico e do nosso turismo, a garantia do fortalecimento do Polo de Confecções, além de novas indústrias podendo chegar através de um ponto logístico que se soma a outros investimentos que estão acontecendo, a exemplo da triplicação da BR-232 e obras na BR-104”, ressaltou Raquel Lyra, acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause.
“Tudo isso é necessário para melhorar e fortalecer a vocação logística de Caruaru e da região, gerando emprego e renda para nossa gente”, acrescentou.
Durante o evento, foi anunciado o incremento na frequência de voos diários operados pela Azul entre Recife e Caruaru. A partir de 10 de junho, os passageiros que desejarem participar de uma das maiores festas de São João do mundo terão à disposição duas opções de voo diário de Recife para Caruaru, com horários de partida às 8h e às 16h05.
Além disso, o retorno de Caruaru para Recife estará disponível diariamente, com horários de partida às 9h10 ou às 17h15.
O tempo estimado de voo entre as duas cidades pernambucanas é de aproximadamente 35 minutos. Com essa ampliação na oferta de voos, o número de assentos disponíveis por voo aumentará significativamente, passando de 9 para 70.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a expectativa é de que até o mês de junho a licitação já esteja pronta para que as obras possam ser iniciadas. O ministro acrescentou que o projeto aumentará a capacidade do local para mais de 1 milhão de passageiros/ano.
“Após o início das obras, temos a expectativa de entregar o aeroporto em até 24 meses. Também está em nosso planejamento fazer, dentro do aeroporto, um centro cultural de artesanato para que os turistas que chegam a Caruaru possam conhecer mais da cultura do Agreste e da região”, destacou.
O aeroporto receberá um novo terminal com 6 mil m², além da expansão da pista de pouso e decolagem, aumentando de 1.800 para 2.250 metros, a implementação de novas pistas de taxiamento de aeronaves e a construção de um novo pátio de aeronaves.
Para o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, esse é um marco histórico para o município. "É um momento de grande importância para Caruaru. Estes investimentos irão impulsionar ainda mais nossa economia, conectando o município às principais capitais do país e atraindo mais turistas para nossa cidade, especialmente durante o São João, que é o maior do mundo", destacou.
Estiveram presentes na solenidade nome como o ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto; os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura); o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.
Também marcaram presença o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Tiago Pereira; o presidente da Infraero, Rogério Barzellay; o vice-presidente da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos; além de deputados, prefeitos e vereadores da região.
O aeroporto de Caruaru transcende à atual gestão. Em 2017, o então governador Paulo Câmara (ex-PSB) autorizou licitação para reativar o aeródromo, que também recebeu emendas parlamentares do então deputado federal Wolney Queiroz (PDT) para voltar a funcionar. Em 2020, o Sertão e o Agreste pernambucano foram conectados pelo serviço de transporte aéreo da Azul.
CONIAPE - Durante visita ao município de Caruaru, Raquel Lyra também participou do encontro do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE). Estiveram reunidos prefeitos, vereadores e lideranças da região.
Comentários