2024: Prêmio Band Cidades Excelentes destaca 18 cidades de Pernambuco
Premiação avaliou evolução dos municípios entre 2021 e 2024, analisando o mandato dos gestores
Escute essa reportagem
A evolução de uma cidade tem impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. Para incentivar essa melhoria, o Prêmio Band Cidades Excelentes homenageia, em sua Edição Especial de Evolução, os municípios que mais se destacaram nos últimos quatro anos.
Criado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, o prêmio visa reconhecer, valorizar e incentivar boas práticas de gestão pública que transformam a realidade dos municípios e melhoram os serviços prestados à população.
Nesta quarta edição, o prêmio avaliou a evolução dos municípios entre 2021 e 2024, analisando o mandato completo dos prefeitos.
A análise foi baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila, que utilizou informações públicas atualizadas e programas enviados pelas prefeituras.
Com o auxílio de inteligência artificial, os resultados foram consolidados em uma única nota final. Municípios que alcançaram mais de 80 pontos foram considerados excelentes.
Foram avaliados 73 indicadores distribuídos em seis pilares de desenvolvimento humano: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar.
Na etapa estadual, os municípios foram separados em três categorias de acordo com número de habitantes. Além dos campeões por pilar, houve ainda o grande vencedor em cada grupo populacional, somando 21 prêmios.
Em Pernambuco as cidades premiadas foram: Terra Nova, Limoeiro, Petrolina, Dormentes, São Caetano, Recife, Passira, Bonito, Petrolina, Lagoa de Itaenga, Triunfo, Salgueiro, Lagoa do Ouro, Itaíba, Garanhuns, Itacuruba, Goiana e Igarassu.
Desde esta última quarta-feira (19), no Jornal da Tribuna, primeira edição, os prefeitos desses municípios recebem os certificados e são entrevistados ao vivo.
A premiação acontece em São Paulo no próximo dia 1° de julho. As cidades eleitas na primeira fase em todo o país disputam o prêmio nacional, em Brasília.
O novo Diretor da TV Tribuna PE/Band, Fernando Rêgo Barros, comentou sobre a premiação. “O prêmio é pensado e idealizado pelo grupo Bandeirantes e pelo Instituto Aquila, e a TV Tribuna PE, como afiliada da TV Bandeirantes, está dando também o seu apoio. Esse prêmio, para os prefeitos, é uma forma também de mostrar serviço à população. É um um prêmio não só para o prefeito, mas também para a população dessas cidades”, destacou.
A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, uma das vencedoras, falou um pouco sobre o reconhecimento público do seu trabalho.
“Estou Feliz demais por receber esse reconhecimento. Graças ao Instituto Aquila e a vocês também (da Band). Quero dizer do meu orgulho enquanto prefeita, mas principalmente enquanto professora. O (prêmio) da educação me toca profundamente, porque na realidade, minha profissão é professora e eu estou com essa grande missão na cidade. E o que nos fez avançar na educação foi acreditar que a saída, o desenvolvimento de um município, de um país, de um estado, passa pela educação. É no piso da escola que as coisas acontecem e é lá que nós estamos, investindo, pesadamente, na educação”, disse, em um trecho da entrevista concedida ao âncora Artur Tigre.
Comentários