100 bolsas gratuitas de graduação para pessoas com TEA e mães de crianças autistas
Alguns dos cursos de graduação elegíveis são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Aeronáuticas, Engenharias, Serviço Social, entre outros
Escute essa reportagem

Oportunidade que transforma vidas: 100 bolsas de graduação EaD serão oferecidas, gratuitamente, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mães de crianças autistas. As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, e seguem até 6 de junho de 2025.
A iniciativa faz parte dos projetos “Novas Histórias” e “Mãe Esperança”, desenvolvidos pela Companhia Ser Educacional, mantenedora das instituições UNINASSAU, UNAMA e UNIFAEL, dentro do programa EaD Social.
O objetivo é claro: abrir portas no ensino superior para quem enfrenta, diariamente, desafios impostos pela falta de acessibilidade e inclusão.
Ao todo, são 100 vagas distribuídas entre as instituições do grupo: 25 para a UNINASSAU, 15 para a UNAMA e 10 para a UNIFAEL, em cada um dos projetos (Novas Histórias e Mãe Esperança)..
A oferta abrange uma diversidade de cursos na modalidade a distância, entre eles: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Aeronáuticas, Ciências Contábeis, diversas Engenharias, Letras, Pedagogia e Serviço Social, entre outros.
“Essa é uma demonstração do nosso compromisso em tornar o ensino superior mais acessível e inclusivo. A flexibilidade do ensino a distância pode ser valiosa para esses públicos, permitindo que conciliem seus estudos com outras responsabilidades e necessidades. Já a diversidade dos cursos oferecidos reflete nosso esforço em atender a uma ampla gama de interesses. Somos uma empresa que não apenas educa, mas também se engaja ativamente com as demandas da sociedade Jânyo Diniz, CEO da Companhia Ser Educacional
O processo seletivo começa com uma fase de pré-seleção, em que será necessário apresentar a documentação exigida. Na segunda etapa, os candidatos passarão por uma orientação detalhada para efetivar a inscrição no site e realizar uma redação.
Veja mais: Onde estão e quantos são os brasileiros com deficiência, segundo o Censo do IBGE
Veja mias: Brasil calcula pela primeira vez o número de pessoas diagnosticadas com autismo
“Essa iniciativa nasce do nosso compromisso de promover a inclusão e oferecer oportunidades transformadoras para quem mais precisa. Sabemos dos desafios enfrentados pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista e pelas mães que dedicam suas vidas ao cuidado de seus filhos neurodivergentes. Acreditamos que a educação é um pilar fundamental para os desenvolvimentos pessoal e profissional e a conquista de uma vida com mais autonomia e novas perspectivas”, afirma Adriane Mendes, gerente de Governança e Social do Ser Educacional.
💻 Calendário da seleção:
Inscrições: de 26/05 a 06/06
Pré-seleção: de 09/06 a 13/06
Divulgação do resultado da pré-seleção: 16/06
Conheça os projetos:
- Mãe Esperança
Criado para apoiar mães de crianças autistas que, muitas vezes, encontram dificuldades em frequentar aulas presenciais. Por meio da concessão de bolsas de graduação e pós-graduação na modalidade EaD, o projeto oferece uma oportunidade concreta de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal.
- Novas Histórias
Voltado para pessoas com TEA, tem como missão quebrar barreiras de acesso à educação, promovendo formação superior com foco na autonomia, na independência e na construção de uma vida com mais oportunidades.
Todos os detalhes sobre as vagas, critérios e documentação necessária estão disponíveis no site: http://sereduc.com/1nNQPM
Comentários