Náutico x Sport: a final que todos já esperavam
Rafael Araújo
Rafael Araújo é formado em jornalismo pela Uninassau Recife. Atua como repórter e colunista de esportes no portal Tribuna Online. É também produtor do Jogo Aberto Pernambuco da Tv Tribuna PE / Band.
Siga o Tribuna Online no Google
Náutico e Sport farão a decisão do Campeonato Pernambucano 2026. É uma final justa! Os dois melhores times durante toda a competição conquistaram, dentro de campo, o direito de decidir quem ficará com o título desta temporada.
Neste ano, a FPF — mesmo a contragosto — acatou o desejo dos clubes e as finais terão torcida visitante, tanto no próximo domingo (1º), às 18h, na Ilha do Retiro, como na segunda partida, no dia 8, nos Aflitos.
Poderio Alvirrubro
O Timbu, por sinal, fez a melhor campanha geral da primeira fase. Conquistou 6 vitórias em 7 jogos. Dono do melhor ataque e da melhor defesa do estadual, o Alvirrubro também conta com o atacante Paulo Sérgio em um momento inspirado. Ele já marcou sete gols e é o artilheiro isolado da competição.
O Náutico também tem a seu favor a manutenção de boa parte do grupo de atletas. Todos sob o comando da dupla Hélio e Guilherme dos Anjos que, por sinal, são, ao meu ver, os melhores treinadores do campeonato.
A rápida reconstrução do Leão
Pelo lado do Sport, também existem pontos favoráveis. Se no Náutico o trabalho já é algo consolidado, com frutos colhidos desde o ano passado, no Leão da Ilha o que chama a atenção é a reconstrução e os bons resultados em curto prazo.
O técnico Roger Silva, em dois meses, uniu peças remanescentes do trágico ano de 2025 com jogadores recém-chegados e conseguiu dar uma identidade ao elenco — algo que não é tão simples no futebol. Os rubro-negros ainda buscam o time ideal para o restante da temporada, mas chegam à final com uma sequência positiva de resultados e sem nenhuma derrota dentro de casa.
Consolidação contra potencial
A impressão que tenho é que ainda não podemos identificar o limite do elenco do Sport, por ser um trabalho muito recente. É diferente do Náutico, onde não vejo espaço para uma grande evolução técnica, pois já sabemos quem são os atletas e como jogam.
Entenda: não estou dizendo que o Timbu não possa crescer no ano, mas que já conhecemos seu estilo de jogo do time que está hoje jogando, que é sempre muito competitivo. No Sport, ainda há o fator surpresa, devido as peças que ainda poderão estrear.
Afinal, quem é o favorito?
Diante de tudo o que foi exposto, é lógico que uma pergunta não pode faltar: quem é o favorito ao título? Existem comentaristas, jornalistas e analistas que evitam falar em favoritismo quando se trata de clássicos, mas vejo de forma diferente.
Apesar de um clássico sempre ter uma motivação extra pelo tamanho e história do confronto, não há como negar que o favoritismo é construído em torno de números e do momento atual. Por essa razão, o Náutico é, sim, o favorito. Porém, sempre frisando: favoritismo não é atestado de vencedor. Longe disso.
Se o Timbu entra com essa vantagem teórica, cabe ao Sport mostrar que isso não entra em campo e aproveitar um fator crucial: o apoio da torcida e a força da Ilha do Retiro. O Rubro-negro tem a melhor média de público do campeonato, o que simboliza a confiança do torcedor. Além disso, o Sport está invicto em casa, e sabemos que uma vantagem construída no primeiro jogo dificilmente é revertida na volta.
Façam suas apostas! De um lado, o favoritismo do Náutico; do outro, a inegável força do Leão em seus domínios. E que a paz prevaleça dentro e fora de campo.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna da bola, por Rafael Araújo
Rafael Araújo é formado em jornalismo pela Uninassau Recife. Atua como repórter e colunista de esportes no portal Tribuna Online. É também produtor do Jogo Aberto Pernambuco da Tv Tribuna PE / Band.
ACESSAR
Tribuna da bola,por Rafael Araújo
Rafael Araújo é formado em jornalismo pela Uninassau Recife. Atua como repórter e colunista de esportes no portal Tribuna Online. É também produtor do Jogo Aberto Pernambuco da Tv Tribuna PE / Band.
Rafael Araújo
Rafael Araújo é formado em jornalismo pela Uninassau Recife. Atua como repórter e colunista de esportes no portal Tribuna Online. É também produtor do Jogo Aberto Pernambuco da Tv Tribuna PE / Band.
PÁGINA DO AUTORTribuna da bola
Na coluna Tribuna da Bola você encontrará muita informação e sempre com o olhar crítico do jornalista e cronista esportivo Rafael Araújo. O futebol é muito mais que bola na rede ou dois times em campo. Tem paixão, histórias marcantes, negociações milionárias e até mesmo política nos bastidores. E por ser tão amplo, o Tribuna da Bola não poderia ser diferente. Falamos de tudo que envolve esse esporte absurdamente apaixonante.