UPAE’s vão oferecer 3 mil exames extras para mulheres durante o mês de outubro
Junto com os exames regulares, no total serão 9 mil vagas para exames com foco na prevenção do câncer de mama
Escute essa reportagem
Neste mês de outubro, as Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE’s) estão promovendo uma série de ações para a conscientização sobre o câncer de mama. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que está ofertando mais de 3 mil exames, procedimentos e consultas extras, além do montante de mais de 6 mil já ofertados mensalmente, totalizando mais de 9 mil atendimentos nas 14 UPAE’s, instaladas em todas as regiões do Estado. As mulheres beneficiadas estão sendo encaminhadas aos atendimentos por meio de sistema regulatório, através das Gerências Regionais de Saúde (Geres).
Entre os serviços que estão sendo intensificados, por conta da campanha Outubro Rosa, estão mamografias, ultrassonografias de mama, consultas com mastologistas, punções por ultrassom e biópsias. “Cada unidade tem um perfil de atendimento, então a partir disso foi construída a estratégia de disponibilizar uma maior oferta de exames ou consultas. Em algumas regiões, a oferta dos serviços chega a ser o dobro da rotina. O acesso é regulado, através dos municípios, que foram informados pelas Geres das datas disponíveis para os atendimentos, efetivando o agendamento de acordo com a lista de espera”, explica a superintendente das Unidades de Gestão por Organização Social da SES-PE, Milena Hacker.
ONDE ENCONTRAR UMA UPAE
Atualmente, as UPAE’s estão instaladas nas cidades de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Carpina, Caruaru, Escada, Grande Recife, Garanhuns, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. Além do foco assistencial para o cuidado rotineiro da mulher, as unidades pernambucanas também vão desenvolver abordagens formativas direcionadas à educação em saúde dos funcionários das unidades – englobando uma programação com palestras.
Movimento Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um período importante de tempo que chama atenção para a campanha mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O movimento, surgido na década de 1990, nos Estados Unidos, é uma referência para a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a partir desta celebração, reforçar junto aos gestores, profissionais de saúde e população, recomendações importantes do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) quanto a estratégias e ações de enfrentamento do câncer de mama - e também do câncer de colo do útero (CCU), cuja data estadual de combate é 27 de outubro.
Comentários