X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Suspenso fornecimento de água para cidades em áreas de risco

Ação é decorrente das fortes chuvas em Pernambuco. Além disso, Prefeitura do Recife abriu dez abrigos provisórios


Imagem ilustrativa da imagem Suspenso fornecimento de água para cidades em áreas de risco
A retomada do abastecimento dependerá da redução das chuvas e da avaliação técnica das redes de abastecimento pelas equipes de manutenção |  Foto: Agência Brasil/Imagem ilustrativa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou ontem que iniciou uma das etapas do protocolo da Operação Inverno para Segurança do Abastecimento de Água nos Morros. Com isso, está suspendendo o abastecimento de água em áreas de risco localizadas em sete cidades do Estado, além do Recife. 

A medida foi tomada após as fortes chuvas que caíram esta semana na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Compesa é responsável pelo abastecimento e saneamento no Estado.

As ações também podem ser executadas em áreas planas onde o abastecimento é feito por unidades situadas em pontos considerados de risco. 

De acordo com o procedimento de segurança, foram desligadas as unidades operacionais nas áreas apontadas como de risco pelas defesas civis e suspendeu o abastecimento no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Goiana.

A retomada do abastecimento, segundo a Compesa, dependerá da redução das chuvas e da avaliação técnica das redes de abastecimento pelas equipes de manutenção.

Balanço no Recife

Nas 24h de terça para quarta, foram registradas chuvas que chegaram a 122,68 mm na estação pluviométrica do Ibura, o equivalente a 37% da média histórica do mês de maio, que é de 328,90mm. A Defesa Civil recebeu 437 chamados da população, principalmente referentes a pedidos de vistorias e solicitação de lonas.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) registrou 25 ocorrências com árvores, sem gravidade. Destas, 23 já foram resolvidas e 2 estão com a equipe a caminho. A Emlurb usou carros equipados com jato de sucção para percorrer as vias públicas que apresentaram acúmulo de água, desobstruindo galerias e canaletas da rede de drenagem de águas pluviais.

Abrigos provisórios

A Prefeitura do Recife abriu dez abrigos temporários com capacidade para receber 910 pessoas que funcionam em escolas, centros sociais e instituições religiosas onde a população pode contar com suporte para dormir como colchões e roupa de cama, além de kits de higiene e limpeza e refeições. A acolhida é feita mediante encaminhamentos da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) ou por demanda espontânea de famílias atingidas por alagamentos em situação de emergência. Confira os locais:

- CSU Bidu Krause - Avenida 11 de agosto SN – Totó 

- Escola Paulo Sexto VI - Rua Guaíra, 200, Linha do Tiro

- Escola Municipal de Água Fria - Rua dos Craveiros, 500 - Campina do Barreto

- Escola Diná de Oliveira - Rua São Mateus, s/n, Iputinga

- Escola Célia Arraes - Rua José Noya, 117, Várzea

- Igreja Batista Nacional de Coqueiral - Rua Coripós, 91, Coqueiral

- Igreja Batista em Coqueiral - Rua Alcântara, 176

- Escola Municipal Jardim Monte Verde - Av. Chapada do Araripe, 223 – Cohab

- Escola Municipal Florestan Fernandes - Rua Rio Paranaíba, 541 - Ibura

- Escola Municipal Jardim Uchoa - Rua Argemiro Galvão, 94 - Areias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: