X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

SES lança censo para mapear pessoas com fibromialgia em Pernambuco

Doença afeta o sistema musculoesquelético e causa dor crônica, fadiga e distúrbios do sono



Imagem ilustrativa da imagem SES lança censo para mapear pessoas com fibromialgia em Pernambuco
Objetivo da pesquisa é identificar a população com fibromialgia no estado e assegurar políticas públicas eficazes |  Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (26/03), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) lançou um censo online com o intuito de mapear o número de indivíduos diagnosticados com fibromialgia no Estado. A iniciativa visa a criação de uma carteira única, com o propósito de garantir os direitos legalmente assegurados à população que enfrenta essa condição.

No Estado de Pernambuco, a Lei Nº 16.690, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2019, estabelece o atendimento prioritário para pessoas diagnosticadas com fibromialgia em todas as instituições e serviços, sejam eles públicos ou privados, que prestam atendimento ao público.

A fibromialgia é uma condição que resulta em dor crônica e generalizada no sistema musculoesquelético, frequentemente acompanhada por distúrbios do sono, fadiga e alterações de humor, podendo levar a sintomas de ansiedade e depressão. Em muitos casos, essa condição incapacita os indivíduos de realizar atividades cotidianas comuns.

Para identificar pessoas que sofrem de fibromialgia, a SES-PE lançou um censo online que disponibiliza um formulário específico. Para acessar a plataforma, os interessados devem visitar o site da SES-PE e procurar pela notícia referente ao censo.

Ao preencher o formulário, é necessário fornecer informações pessoais e anexar documentos como o laudo médico, uma foto (preferencialmente 3x4) e um documento com foto.

O censo deve ser acessado através do link: https://forms.gle/EEjEPe7VptE8tePv6

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: