Semana começa com Linha Centro do Metrô do Recife paralisada após trem quebrar
Segundo a CBTU, trem apresentou problema elétrico quando estava a caminho da Estação Recife. Ainda não há previsão para retorno do serviço
Escute essa reportagem
A semana já começou com perrengue para os usuários do Metrô do Recife. Logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, a Linha Centro precisou ser paralisada mais uma vez.
“A população foi pega de surpresa. O metrô não está funcionando e o transtorno está de volta para muita gente que quer ir para o médico. para o trabalho... É revoltante!”, disparou um usuário que enviou uma mensagem ao WhatsApp da TV Tribuna PE.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o problema aconteceu após o trem quebrar a caminho da Estação Central do Recife, e passageiros descerem para a via e começarem a andar nos trilhos.
No momento, não há previsão para retorno do serviço. A CBTU ainda está à procura de soluções para a volta do funcionamento do trem que apresentou falhas.
Além disso, a quantidade de pessoas entre os trilhos também piora a situação, já que, enquanto elas não saírem da via, o reboque não pode chegar ao local para retirar o trem defeituoso.
Segue nota da CBTU:
“A CBTU Recife informa que na manhã de hoje, 5, por volta das 06h55, um trem que chegava à estação Recife apresentou um problema elétrico. Os passageiros de diversos trens desceram à via e por este motivo, todas as estações da Linha Centro foram fechadas por volta das 7h, com exceção de Recife e Joana Bezerra por também atenderem a Linha Sul. O trem foi rebocado apenas às 08h05. A Linha Centro foi reaberta às 08h30 e neste momento opera normalmente.
A CBTU reitera que os usuários do sistema devem respeitar as regras de segurança e não podem descer à via, pois há risco de atropelamento ou eletrocussão. Além disso, problemas que podem ser resolvidos em alguns minutos, têm seu tempo de resolução muito maior devido a espera em retirar todas as pessoas da via”.
Reforço nos ônibus
Com a paralisação do metrô, o Grande Recife Consórcio de Transportes ativou reforços a algumas linhas da Região Metropolitana do Recife (RMR), com foco no transporte para Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Confira abaixo:
Linha emergencial 238 TI Jaboatão/ TI Barro:
Reforço na linha 200 TI Jaboatão (Parador)
Linha emergencial 858 TI JOANA/ TI Afogados/ TI Barro.
Linha emergencial TI Camaragibe/ TI TIP.
Reforço na linha 346 TI TIP Cde. Boa Vista.
A linha centro metrô do Recife, que atende a 120 mil usuários, voltou a funcionar às 8h30. Ficou paralisada por quase 1 hora e 30 minutos,
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o veículo foi rebocado apenas às 8h05. E quem levou a culpa foi o passageiro, que enfrenta esse drama quase toda.
De acordo com a assessoria, problemas que podem ser resolvidos em alguns minutos têm um tempo de resolução muito maior devido à espera em retirar todas as pessoas dos trilhos.
A CTTU informa que há risco de choques e atropelamentos para quem anda sob os trilhos.
Comentários