São João na Roça começa em Caruaru: é o início de uma festa que terá 72 dias
Neste final de semana, a programação 10 atrações, começando nesta sexta-feira
Escute essa reportagem
O São João na Roça começa nesta sexta-feira (19), na cidade de Caruaru, a 130 quilômetros do Recife. De hoje até o dia 31 de maio, este período da festa valoriza a tradição junina na Zona Rural do município, numa alusão aos antigos arrasta-pé, com uma programação 100% de forró, e presença de 80% de artistas locais.
É um bom momento para os turistas do estado e de fora conhecerem o genoíno São João, onde é possível ver fogueiras, assistir à apresentação de quadrilhas, soltar fogos, comer milho assado e dançar muito.
Os festejos juninos de Caruaru são famosos no estado e no Brasil. A festa terá 65 atrações na Zona Rural até o encerramento, marcado para o dia 31 de maio. A partir desta data, as celebrações são transferidas para outros pontos da cidade, incluindo o Pátio do Forró.
O processo de descentralização do São João de Caruaru começou em 2017, quando se revalorizou a festa na Zona Rural. Na época, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) chegou a dizer que "o São João na Roça daria início ao maior festejo junino do mundo. Não há nenhuma cidade no estado que tenha um São João com esta extensão, de abril até o final de junho".
No total, serão 72 dias de forró em 2024. “A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro, amiga da cultura, mostra o quanto valorizamos esse gênero musical e também os nossos artistas locais. Essa valorização é refletida na programação do São João na Roça. Esperamos que todos e todas possam prestigiar a programação que preparamos com tanto carinho e cuidado”, disse o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti.
Programação completa do São João na Roça 2024 neste fim de semana:
19 de abril (sexta-feira) – Gonçalves Ferreira
18h – Grupo de Dança Flor e Barro (itinerante)
18h – Batalhão de Bacamarteiros 17 (itinerante)
18h – Trio Fole de Ouro
20h – Cheiro de Sanfona
22h – Assisão
20 de abril (sábado) – Malhada de Barreira Queimada
18h – Banda de Pífanos Alvorada (itinerante)
18h – Quadrilha Molecodrilha (itinerante)
18h – Trio Tabajara
20h – Elifas Junior
22h – Petrúcio Amorim
Comentários