Samu reanima homem de 41 anos afogado em Boa Viagem, mas ele não resiste e morre
Corpo de Bombeiros também foi mobilizado em resgate, mas atendimento médico já estava sendo realizado
Escute essa reportagem
Atualizado às 20h24
Os bombeiros foram acionados na manhã deste domingo (25) para atender uma ocorrência de afogamento no 1º Jardim de Boa Viagem. Um homem de 41 anos foi retirado do mar e recebeu atendimento médico no local em estado grave.
O homem, que se chama Rafael, não teve o sobrenome identificado. Ele estava com a mulher e amigos quando decidiu tomar banho de mar.
Pouco tempo depois, pessoas perceberam que ele subia e descia na água, em claro sinal de afogamento. Rafael terminou sendo retirado do mar pelos próprios banhistas.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), três viaturas, incluindo uma moto aquática, foram deslocadas para a praia.
Ao chegar ao local, a equipe de resgate constatou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estava realizando os procedimentos de reanimação cardiopulmonar na vítima. O médico João Vasconcelos prestou os primeiros socorros.
Após os primeiros socorros, o homem foi encaminhado para uma unidade hospitalar. Em comunicado, a assessoria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira informou o homem chegou à UPA já sem vida. A equipe médica tentou realizar manobras de reanimação, mas não obteve sucesso. Após os esforços, o corpo foi transferido para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Santo Amaro.
O CBMPE alerta para a importância de seguir as orientações dos guarda-vidas e observar as bandeiras de sinalização nas praias, que indicam as áreas seguras para o banho. Somente neste sábado (24), os bombeiros precisaram fazer 589 intervenções em praias.
"O CBMPE reforça a importância da população buscar orientações com os Guarda-vidas presentes ao longo da orla de Boa Viagem, Olinda e Jaboatão dos Guararapes sobre os locais mais seguros para o banho de mar, assim como observar as bandeiras de sinalização presentes ao longo da praia", diz um trecho da nota do Corpo de Bombeiros.
Por que tomar cuidado em Boa Viagem?
Correntes de retorno: As correntes de retorno, conhecidas como "valas", são um perigo real em muitas praias de Pernambuco, incluindo Boa Viagem. Elas podem arrastar banhistas para mar aberto, mesmo em dias aparentemente calmos.
Falta de proteção natural: Diferentemente de outras praias que possuem recifes naturais para proteger os banhistas, Boa Viagem tem uma costa mais exposta, o que aumenta os riscos. Isso também leva a riscos de incidentes com tubarões.
Variação das condições do mar: As condições do mar em Boa Viagem podem mudar rapidamente, com ondas e correntes fortes, especialmente durante a maré alta ou em períodos de chuva.
Recomendações:
Atenção às bandeiras: Sempre observe as bandeiras de sinalização na praia. A bandeira vermelha indica que o banho é proibido, enquanto a amarela indica que o banho deve ser feito com cuidado.
Escolha locais com salva-vidas: Procure nadar em locais onde há guarda-vidas, pois eles podem oferecer orientações e prestar socorro em caso de necessidade.
Não nade sozinho: É sempre mais seguro nadar acompanhado.
Respeite os limites: Se houver arrecifes, não ultrapasse os limites
Saiba nadar: Se não souber nadar, evite entrar no mar.
Comentários