Renovação da CNH para maiores de 50 agora é online no Detran-PE
O órgão estima que, em 2025, aproximadamente 90 mil pernambucanos com 50 anos ou mais renovarão sua CNH
Escute essa reportagem

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) lançou, nesta terça-feira (18), um novo aplicativo que oferece 24 serviços online, incluindo renovação da CNH, emissão de documentos de veículos e consulta de débitos.
Um dos principais destaques do novo aplicativo é o Reaproveitamento de Dados Biométricos, que permite que motoristas acima de 50 anos renovem a CNH sem precisar se deslocar até uma unidade do Detran.
O Detran-PE estima que, em 2025, aproximadamente 90 mil pernambucanos com 50 anos ou mais renovarão sua CNH. Para esses condutores, será necessário realizar presencialmente apenas o Exame Médico, conforme exigência da legislação de trânsito.
Aqueles que exercem atividade remunerada ao volante também precisarão passar por avaliação psicológica. Após a renovação, a CNH poderá ser acessada diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O sistema também enviará notificações sobre andamento de processos, vencimento da CNH e avisos de multas.
Com essa inovação, os usuários podem coletar seus dados diretamente pelo aplicativo, reduzindo deslocamentos, especialmente para quem reside no interior do estado.
A plataforma foi desenvolvida para proporcionar mais segurança e acessibilidade, evitando riscos de sites falsos e facilitando o acesso a serviços essenciais. Ela está disponível inicialmente para o Android.
A governadora Raquel Lyra participou do lançamento na sede do órgão e destacou o impacto da novidade para os pernambucanos.
“Éramos o único Detran do Brasil que não tinha essa facilidade pelo celular. A partir de agora, todos poderão ter acesso à novidade e pessoas acima de 50 anos também vão poder coletar os dados biométricos a partir do aplicativo, sem precisar percorrer longas distâncias, principalmente quem é do interior do Estado", afirmou a governadora.
Segundo Raquel Lyra, a plataforma foi desenvolvida no Detran-PE, resultado do estímulo que o governo tem dado para fornecer inovação para o Estado, a partir das ideias e da força do trabalho dos servidores.
"É uma conquista para uma gestão que tem investido tanto em tecnologia”, acrescentou a governadora, que foi recepcionada pela Turma do Fom-Fom.
Além dessa funcionalidade inovadora, os usuários podem realizar serviços como mudança ou adição de categoria da CNH, geração de boletos do IPVA e multas, além da liberação de veículos recolhidos.
O diretor-presidente do Detran-PE, Vladimir Lacerda, ressaltou que a iniciativa representa um avanço significativo para o estado. Segundo ele, além dos exames, prova teórica e prova prática, os demais serviços podem ser feitos no site e no aplicativo.
"É uma conquista importante que facilita a vida de todos”, celebrou, acompanhado pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, Diogo Bezerra.
Comentários