REC´n´Play exibe "nariz" artificial capaz de identificar metanol em bebidas
Sistema de identificação foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Informática da UFPE

Com informações do repórter Carlos Simões, da TV Tribuna
Pesquisadores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuico (Cin - UFPE) estão apresentando na Arena de Inovação do REC’n’Play, que acontece até este sábado (18) , no Bairro do Recife, uma tecnologia capaz de identificar em um minuto se uma bebida foi contaminada por metanol.
A tecnologia tem o nome de Aromalytics, e é uma espécie de nariz artificial inteligente. O sistema digitaliza padrões aromáticos de uma bebida original e depois faz a comparação com uma bebida suspeita de adulteração através de uma Inteligência Artificial, explicou o professor do Cin-UFPE, Leandro Almeida. "Calibramos o equipamento com o cheiro da bebida verdadeira, fazemos a comparação com a bebida adulterada, e temos o resultado em 60 segundos, para o metanol, por exemplo, com 99% de exatidão, diz o professor.
Para funcionar, o equipamento precisa apenas de uma gota da bebida para análise. O Aromalytics está sendo avaliado por empresas que demonstraram interesse em fabricá-lo. Ele também pode ser um importante auxiliar para trabalhos de investigação policial ou de vigilância alimentar que necessitem de um resultado rápido, se comparado com as análises laboratoriais atuais. O Aromalytics está em exposição na Arena de Inovação do REC’n’Play, que acontece até este sábado (18) , no Bairro do Recife.
Comentários