Recife lança sistema de identificação com QR Code para localizar crianças perdidas
Pulseiras descartáveis vão facilitar a localização de crianças perdidas em praias, parques e grandes eventos
A Prefeitura do Recife lançou neste sábado (1º) um sistema pioneiro de identificação infantil que utiliza tecnologia assistida para facilitar a localização de crianças perdidas. A iniciativa, coordenada pelas secretarias de Turismo e Lazer e Direitos Humanos e Juventude, estreou na praia de Boa Viagem, com o cadastro e a distribuição de mais de 100 pulseiras.
O novo sistema substitui as antigas pulseiras por um modelo que contém um QR Code personalizado. Ao ser escaneado, o código permite o acesso imediato aos dados da criança e de seus responsáveis, agilizando o acionamento em situações de emergência.
Geolocalização, saúde e segurança
A tecnologia embarcada no QR Code vai além das informações básicas, segundo a prefeitura. A geolocalização permite que a coordenação do programa saiba a localização exata de onde a criança foi encontrada. O cadastro digital também armazena informações cruciais como tipo sanguíneo, alergias, se a criança é Pessoa com Deficiência (PCD) ou possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), auxiliando no socorro imediato. O código disponibiliza ainda botões de contato direto para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o WhatsApp do responsável cadastrado.
"Tem pulseira de identificação de criança nova na área, agora com QR Code, geolocalização, registro de foto da criança e drone, tudo isto com tecnologia e cuidado," destacou o prefeito, que anunciou a expansão do modelo para grandes eventos da cidade, como o Réveillon, Carnaval, Natal e São João.
Como funciona e pontos de atendimento
Para obter a pulseira, os pais ou responsáveis devem comparecer com a criança para o cadastro, onde são registradas fotos de ambos. Ao escanear o código da pulseira, a pessoa que encontra a criança perdida pode clicar no botão "pessoa encontrada", disparando um alerta com a localização para a coordenação do programa. Em eventos de grande porte, as fotos de crianças perdidas serão exibidas em telões para auxiliar na busca.
Segundo a prefeitura, a identificação infantil será realizada de forma contínua na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, próximo ao Posto 7 às sextas, sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h.
Comentários