Recife inaugura primeira etapa do Parque Governador Eduardo Campos, no Pina
Durante a inauguração, o prefeito João Campos ressaltou que o parque é o eixo central de um "complexo de cidadania"
A Prefeitura do Recife entregou, nesta terça-feira (30), a primeira fase do Parque Governador Eduardo Campos, localizado no terreno do antigo Aeroclube, no bairro do Pina. O novo equipamento público integra um robusto pacote de investimentos na Zona Sul da capital, que já soma R$ 223,2 milhões em intervenções de habitação, lazer e infraestrutura.
O Setor 1, agora aberto ao público, conta com áreas de convivência, parque infantil com brinquedos acessíveis, pista de cooper e fontes interativas. O projeto destaca a memória do local com um circuito em formato de avião e faz referência ao ecossistema da região por meio de um brinquedo em formato de caranguejo, dada a proximidade com a Via Mangue.
Foco em cidadania e infraestrutura
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito João Campos ressaltou que o parque é o eixo central de um "complexo de cidadania" que beneficia cerca de 170 mil pessoas.
"Entregamos a primeira etapa e este será o melhor parque do Recife quando concluído. Temos aqui um conjunto que inclui as 600 moradias do Habitacional Encanta Moça, o Compaz Leda Alves, unidade de saúde e creche em construção", afirmou o gestor.
Segundo Campos, o cronograma prevê a entrega total do equipamento até abril do próximo ano. A segunda etapa da obra terá o triplo do tamanho da área inaugurada nesta terça.
Sustentabilidade e urbanismo
Coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais, o projeto final do parque prevê investimento total de R$ 120 milhões (apenas no parque), plantio de 1.700 árvores e 500 m² de vegetação ornamental, além de ciclovia, quadra poliesportiva e ampliação das áreas de lazer. A estrutura é ainda 100% adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.
As obras dos setores remanescentes seguem com previsão de finalização de todo o complexo urbanístico para o primeiro semestre de 2026, segundo a prefeitura. Além das áreas de lazer, a gestão municipal destacou que o projeto incluiu melhorias estruturais no entorno, como novos sistemas de drenagem e pavimentação viária.
Comentários