X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Recife celebra 487 anos: veja como foi o dia e saiba mais detalhes da comemoração

Recifenses e turistas curtiram as programações em Boa Viagem e no Marco Zero


Imagem ilustrativa da imagem Recife celebra 487 anos: veja como foi o dia e saiba mais detalhes da comemoração
A Esquadrilha da Fumaça volta à Praça do Marco Zero, no bairro do Recife e público confere manobras incríveis |  Foto: Divulgação/PCR

No dia do aniversário do Recife, na próxima terça-feira, 12 de março, os recifenses e turistas contarão com três opções de atividades culturais gratuitas promovidas pela Secretaria de Cultura do Recife.

Às 17h, na Avenida Rio Branco, Centro do Recife, será inaugurada a estátua do poeta Miró da Muribeca, a 21ª do Circuito da Poesia, que celebra as tradições literárias da cidade. A inauguração contará com a performance “O Miró que Vive em Mim”, com Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.

A partir das 19h, o Teatro de Santa Isabel receberá uma sessão gratuita do espetáculo “Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro”, celebrando a cidade e o patrono do movimento Manguebeat, Chico Science, que nasceu num 13 de março, logo após o aniversário da capital pernambucana.

O espetáculo, da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo, celebra o movimento musical cuja história se confunde com a história recente da própria cidade. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

No Teatro do Parque, o aniversário do Recife será coisa de cinema, com a exibição, também gratuita e também às 19h, do filme “Manguebit”, documentário roteirizado e dirigido por Jura Capela, que apresenta, com a típica estética VHS.

Haverá depoimentos de nomes relevantes da cena musical pernambucana, como Cannibal, Fred O4, Jorge Du Peixe e Roger de Renor e Toca Ogan, entre outros, além de trechos de entrevistas de Chico Science, shows e clipes.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão. A programação completa do aniversário do Recife, que se estende pelo mês de março, pode ser conferida em: https://conecta.recife.pe.gov.br.

Imagem ilustrativa da imagem Recife celebra 487 anos: veja como foi o dia e saiba mais detalhes da comemoração
Ao longo da apresentação de “Os Cometas”, em Boa Viagem, na manhã deste domingo, os paraquedistas realizaram uma série de manobras no ar |  Foto: Divulgação/PCR

A celebração do aniversário começou desde o sábado. No segundo dia de comemorações do aniversário do Recife, famílias inteiras se deslocaram ao Segundo Jardim de Boa Viagem, neste domingo (10), onde acompanharam uma demonstração, inédita na cidade, de salto livre da equipe do Exército “Os Cometas”.

Os paraquedistas saltaram de um avião que estava a 6 mil pés, cerca 1.800 metros do chão. À tarde, foi a vez da Esquadrilha da Fumaça voltar à Praça do Marco Zero, no bairro do Recife.

O público conferiu manobras incríveis, além do rastro de fumaça no céu, um espetáculo visual único. As duas iniciativas gratuitas foram realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com o apoio das Forças Armadas.

Imagem ilustrativa da imagem Recife celebra 487 anos: veja como foi o dia e saiba mais detalhes da comemoração
Ministro José Múcio, primeiro da esquerda para a direita, elogiou a forma como as Forças Armadas homenagearam a cidade |  Foto: Divulgação/PCR

PARAQUEDAS - Ao longo da apresentação de “Os Cometas”, em Boa Viagem, na manhã deste domingo, os paraquedistas realizaram uma série de manobras no ar, inclusive, saltando com bandeiras, entre elas a bandeira de Pernambuco e da cidade do Recife, uma grande homenagem.

“Eu sou daqui e então me sinto um anfitrião também. Estamos aqui com as três forças: Exército, com a apresentação dos paraquedistas; Aeronáutica, com a Esquadrilha da Fumaça; e Marinha que disponibilizou a visitação ao maior navio do Brasil. Assim as Forças Armadas homenagearam a cidade do Recife”, disse o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, na ocasião.

O prefeito João Campos (PSB) também falou do laço entre a história de Pernambuco e a história do Exército Brasileiro, já que o Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu no estado em 1648 e constituiu as raízes da mais antiga das três forças armadas nacionais:

“É uma semana importante, de comemoração dos 487 anos do Recife. A gente agradece, ao Ministro José Múcio, essas homenagens. Ele fez questão de colocar as três forças em atividades gratuitas e abertas ao público. É importante conhecer a história das Forças Armadas que tem a ver com a história de Recife e de Pernambuco. É muito bom poder ver as crianças e as famílias comemorando aqui”, disse o prefeito.

Imagem ilustrativa da imagem Recife celebra 487 anos: veja como foi o dia e saiba mais detalhes da comemoração
A Marinha disponibilizou a visitação ao maior navio do Brasil |  Foto: Divulgação/PCR

ESQUADRILHA DA FUMAÇA - A Esquadrilha da Fumaça promoveu um grande show no céu do Recife utilizando os aviões Embraer A-29 Super Tucano neste domingo. A demonstração teve duração aproximada de 35 minutos e contou com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo teve uma função específica e um oitavo piloto ficou em solo realizando a locução.

“Estar aqui nos 487 anos do Recife foi um presente para nós, o dia estava lindo, céu bonito, casa cheia e o voo foi do jeito que a gente gosta. Poder sentir o calor do público é muito bom e a gente pode transmitir isso para quem está no voo, através do nosso rádio”, explicou capitão Vinícius Moreno, piloto número 7 da Esquadrilha da Fumaça, que fez a locução durante o evento. Ele faz parte da Esquadrilha da Fumaça há 6 anos; e da Força Aérea Brasileira, há 19 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Recife celebra 487 anos: veja como foi o dia e saiba mais detalhes da comemoração
A Esquadrilha da Fumaça promoveu um grande show no céu do Recife utilizando os aviões Embraer A-29 Super Tucano |  Foto: Divulgação/PCR

O militar Ricardo Gomes, 45 anos, compareceu ao Marco Zero com a esposa, o filho e a sogra para contemplar as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça neste domingo.

“Eu já conheço a Esquadrilha da Fumaça, sou militar e vim prestigiar o trabalho da Força Aérea Brasileira que é um orgulho para os brasileiros. A apresentação é emocionante, meu filho está gostando demais. A Esquadrilha da Fumaça veio deixar o céu do Recife mais iluminado nesse lugar especial que é o Marco Zero”, contou ele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: