Recife abre 23,5 mil vagas para novos alunos da rede municipal: inscreva-se
Para as creches, onde a demanda é mais alta, haverá priorização para famílias em situação de vulnerabilidade
Escute essa reportagem
A partir desta terça-feira (5), às 8h, a rede municipal do Recife inicia o processo de matrícula para novos alunos, com vagas para o ano letivo de 2025. Ao todo, são 23.570 vagas em escolas e creches, e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de dezembro pelo site www.matriculaonline.recife.pe.gov.br,
O secretário de Educação, Fred Amâncio, destacou o aumento de 17% no total de vagas em relação ao ano passado e explicou que o processo ocorrerá em três etapas. Contudo, houve uma ampliação de 32% no número de vagas destinadas à educação infantil. Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis precisam estar com o CPF em mãos, bem como precisam ter o CPF da criança.
Inicialmente, as famílias realizam o cadastro até 6 de dezembro; a distribuição das vagas será feita pelo sistema a partir de 7 de dezembro.
Haverá priorização de famílias em situação de vulnerabilidade
Para as creches, onde a demanda é mais alta, haverá priorização para famílias em situação de vulnerabilidade, com critérios que favorecem crianças inscritas no CadÚnico e aquelas com deficiência.
“No caso de creche e pré-escola, especialmente em creche, onde há uma procura muito grande, o sistema faz uma priorização para poder beneficiar as crianças mais vulneráveis. As crianças que são do CadÚnico, de famílias em extrema pobreza e pobreza, têm pontuação mais alta, e crianças com deficiência também recebem outra pontuação”, disse o secretário.
PCR disponibilizará 77 pontos de apoio para quem tem dificuldade com cadastro online
Amâncio também anunciou a criação de 77 pontos de apoio presencial para auxiliar as famílias que possam ter dificuldades com o cadastro online, incluindo escolas, unidades do Compaz e espaços de assistência social.
“Para facilitar, disponibilizamos 77 pontos de apoio em escolas, unidades do Compaz, unidades de assistência social e, como novidade este ano, também teremos uma unidade itinerante que vai percorrer a cidade para auxiliar as famílias na matrícula.”
Além disso, uma unidade móvel de atendimento será disponibilizada para percorrer bairros e ajudar no processo de matrícula.
Pais e responsáveis precisam estar com CPF em mãos e documentos semelhantes da criança
Para realizar o cadastro, é necessário o CPF do responsável e da criança, além de informações sobre o endereço e a escolha de unidades escolares preferidas.
Os alunos que já estão matriculados na rede municipal não precisam se preocupar, pois suas vagas estão asseguradas. As novas vagas são destinadas a alunos que vão ingressar na Educação Infantil (creche e pré-escola), no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.200.6565. O canal vai funcionar de segunda a sábado, das 8h às 17h, até o dia 17 de janeiro.
Comentários