Prefeitura faz balanço de chuvas no Recife e explica estágio de atenção
Nas últimas 24 horas Defesa Civil recebeu 44 chamadas da população
Escute essa reportagem
Depois de uma noite e madrugada de chuvas moderadas e muitos raios e trovões, o Centro de Operações do Recife informou que a cidade entrou em "estágio de atenção" às 6h25 desta quarta-feira (10). Em linguagem técnica, isso quer dizer que "já foram identificadas algumas ocorrências, há alteração perceptível na rotina urbana e a rotina dos moradores pode ser impactada", diz o informe da prefeitura.
Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 60mm na estação pluviométrica do Carmelo, o equivalente a 27% da média do mês de abril, diz a prefeitura. O pico da maré foi às 4h49, com 2,5 metros. No período, a Defesa Civil recebeu 44 chamados, entre solicitações de vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas, todas sem gravidade.
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.
AÇÃO INVERNO
A Prefeitura do Recife divulgou que está investindo R$ 314,5 milhões na Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. A grande novidade deste ano será o início, até julho, das obras de drenagem do Rio Tejipió, que inclui alargamento, início da dragagem do rio, construção de reservatórios e parques alagáveis para reduzir os problemas de alagamento na bacia do rio. Entre as outras medidas incluídas na Ação Inverno 2024 estão os trabalhos de drenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento.
A prefeitura também mapeou os principais pontos de alagamento da cidade, deixando motoristas e pedestres atentos às chuvas e momentos de maré alta ao trafegar nessas áreas.
PRINCIPAIS PONTOS DE ALAGAMENTO:
Av. Mascarenhas de Morais
Av. Dr. José Rufino
Av. Agamenon Magalhães
Av. Recife
Av. Caxangá
Av. Abdias de Carvalho
Comentários