Prefeitura do Recife realiza campanha para incentivar a amamentação
Iniciativa faz parte da Semana Mundial da Amamentação e inclui ações em várias unidades de saúde do município
Escute essa reportagem

Durante este mês de agosto, a Secretaria de Saúde do Recife realização ações em várias unidades de saúde dos oito distritos sanitário em alusão ao Agosto Dourado e à Semana Mundial da Amamentação, cujo tema deste ano é “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham.” As atividades envolvem mães e bebês, além de buscar sensibilizar os companheiros e outros familiares, colegas de trabalho e comunidade durante o período do aleitamento.
Entre os temas abordados estão a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, benefícios da amamentação para mãe e bebê, a necessidade da formação de uma rede de apoio para as mulheres que estão amamentando, mitos e verdades sobre a amamentação, orientações sobre ordenha e armazenamento do leite, apoio no retorno ao trabalho, entre outros.
As atividades desenvolvidas nas unidades de saúde têm como objetivo reforçar estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, assim como de doação de leite humano. Na programação estão previstas palestras, distribuição de material informativo sobre o aleitamento materno, rodas de conversa, entre outras ações.
Durante o Agosto Dourado, também será realizado o 5º Webinar Municipal de Aleitamento Materno, voltado aos profissionais de saúde da rede municipal e de outras áreas. A ação acontecerá em dois módulos (que terão 240 vagas cada), sendo o primeiro no dia 23 de agosto e o segundo no dia 29 de agosto, ambos das 13h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas nestes links: https://forms.gle/3vzNRGShC8Jc2ZATA e https://forms.gle/RRz7JpLQiNsYqM9Y7.
BANCO DE LEITE - As quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, Bandeira Filho, Barros Lima e Hospital da Mulher) fazem coleta de leite humano e duas possuem banco de leite: o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e a Maternidade Bandeira Filho, em Afogados - ambos têm certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano.
Quem quiser doar leite humano na Maternidade Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber as orientações. O banco do HMR funciona 24 horas por dia para atendimento aos recém-nascidos. Já para informações, o funcionamento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, pelo número 2011-0174.
Para ser doadora de leite, a pessoa precisa se encaixar em alguns critérios: é preciso ter hábitos saudáveis, não tomar medicamentos que interfiram na amamentação, não consumir drogas lícitas e nem ilícitas, e ter excedente de leite. Antes de chegar às mãos de outras mulheres, o leite passa por um conjunto de exames e procedimentos, com processo de seleção, classificação, testes de acidez e nutrientes. Em seguida, é feita a pasteurização e o controle final de qualidade que certifica todo o processo. Cada litro alimenta dez crianças por dia, dependendo do peso do prematuro.
Comentários